Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Diversidade, espaço e relações étnico-raciais - o negro na geografia do Brasil

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Reconhecendo que a maioria dos estudantes e geógrafos passam pela faculdade de Geografia sem compreender a marca da presença negra na construção histórica, identitária e geográfica no país em que vivem, os autores do livro Diversidade, espaço e relações étnico-raciais – o negro na geografia do Brasil apresentam artigos que mostram as múltiplas possibilidades de formação do conhecimento que a Geografia permite ao contemplar o Brasil em sua totalidade e diversidade de povos.

A produção de uma imagem de território que remete exclusivamente à colonização pela imigração européia oculta a presença negra, apaga a escravidão da história da região e assim autoriza violências diversas. Partindo desse entendimento, os autores desta coletânea, organizada pelo geógrafo Renato Emerson dos Santos, mostram a importância de se construir em nossos cidadãos um conhecimento geográfico que contemple a participação do negro na constituição do Brasil enquanto nação. Para isso, acenam com a importância do ensino da Geografia, que tem imensa responsabilidade social, uma vez que informa às pessoas sobre o país em que elas vivem e ajudam a construir.

Este livro se faz necessário, portanto, como passo fundamental para subsidiar a superação de alguns dilemas vividos pelos autores e também por muitos pesquisadores envolvidos com temas ligados às relações raciais na Geografia Brasileira. Isso porque cumpre um papel necessário no embate epistêmico e político que se instala na contemporaneidade e permite que a Geografia fique mais próxima dos que, pela posição subalterna que ocupam na sociedade, se vêem obrigados a um entendimento mais consciente da complexidade do sistema de dominação a que estamos submetidos. Abrir espaço à construção de uma realidade mais generosa, mais igualitária, mais justa e mais democrática é o que propõe este estudo que se apresenta como fomentador de uma discussão que pode ser considerada ainda em seu início, não pelo pioneirismo do enfrentamento a que se propõe este livro, mas pela diversidade dos diálogos possíveis entre os artigos aqui reunidos.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.