Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Dicionário de gêneros textuais

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Após vários anos de pesquisas lingüísticas, em ensino de Lingüística Aplicada à Língua Materna e em Língua Portuguesa nos ensinos fundamental, médio e superior, o autor Sérgio Roberto Costa elaborou o Dicionário de gêneros textuais, com o intuito de auxiliar professores e alunos na compreensão e no conhecimento dos principais gêneros orais e escritos de nossa língua.

O dicionário contém aproximadamente 400 verbetes ou artigos, escolhidos a partir da heterogeneidade dos gêneros. Com definições ou descrições temáticas, composicionais e estilísticas, os artigos e verbetes do livro provêm de gêneros escritos e orais clássicos e também emergentes, como os do discurso eletrônico/digital, a exemplo os termos chat e hoax, muito usados em Internet e descritos no dicionário.

O livro ainda possui uma discussão teórica sobre os gêneros discursivos e textuais, além de comentários e orientações que contribuem para a leitura e facilitam ainda mais o entendimento e a produção de texto de língua materna e estrangeira.

Dicionário de gêneros textuais é uma obra fundamental para professores interessados em se atualizarem e conhecerem melhor os gêneros escritos e orais da Língua Portuguesa.

Sérgio Roberto Costa possui mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1976), doutorado em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Universidade de Paris X (2002). Foi professor da rede pública do Estado de Minas Gerais (1967-1987), sendo também diretor da E. E. Major João Pereira, em Itajubá/MG. Foi professor do curso de Letras da FAFI/Itajubá/MG, hoje Universitas(1970-1987). Professor concursado de Língua Portuguesa da ESEBA/UFU (1987-1991) e professor aposentado do Departamento de Letras da UFJF, onde atuou também no Mestrado em Letras (1992-2000). Atualmente é professor titular e coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Letras) da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações/MG.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.