Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Desafios da educação de jovens e adultos - Construindo práticas de alfabetização

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Foi em Recife, Pernambuco, que o processo de formação continuada de professores-alfabetizadores participantes do Programa Brasil Alfabetizado, criado durante o governo Lula, por professores e alunos de pós-graduação das universidades públicas na cidade provocou reflexões que culminaram na obra Desafios da educação de jovens e adultos – Construindo práticas de alfabetização, organizada por quem entende da prática do ensino, as professoras Telma Ferraz Leal, doutora em Psicologia e Eliana Borges de Albuquerque, doutora em Educação, e que chega ao público pela Autêntica Editora.

“Agnaldo tinha 40 anos quanto se inscreveu numa das turmas de nosso Programa. Logo no início, tal como fez com o restante dos outros alunos, sua professora solicitou que ele escrevesse algumas palavras, a fim de diagnosticar o seu nível de escrita. Então ele escreveu” L V “para a palavra livro”. Esse é apenas um dos casos relatados no livro, que mostra, através de seus personagens, faces da alfabetização no Brasil.

A obra traz depoimentos de alunos alfabetizados e professores – alfabetizadores integrantes do programa federal e experiências ocorridas dentro da sala de aula para tratar de temas como: a importância do resgate de memórias de leitura e alfabetização no processo de formação do docente e as diferentes estratégias de construção dos saberes docentes rumo a uma nova perspectiva para alfabetizar letrando. Além dessas questões, outra mereceu destaque: o diagnóstico como instrumento de acompanhamento das aprendizagens dos alunos e como subsídio para a organização do trabalho pedagógico do professor envolvido no processo.

As organizadoras esclarecem que durante a execução do projeto pedagógico, havia alunos bolsistas que faziam observações de aula com elaboração de relatórios e coletavam e digitavam relatos de experiências dos professores e questionários de avaliação. Além da riqueza de apuração, a obra conta com a experiência e o conhecimento dos autores dos artigos reunidos. Todos eles mestres e doutores em áreas como Educação, Sociologia, Psicologia e Lingüística.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.