Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Como usar a biblioteca na escola – Um programa de atividades para o ensino fundamental

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Facilitar a tarefa, de responsabilidade dos educadores, de desenvolver nos alunos habilidades para lidar com a informação. Este é o objetivo central do livro Como usar a biblioteca na escola – Um programa de atividades para o ensino fundamental, lançado pela Autêntica Editora, Belo Horizonte. Trata-se de um trabalho baseado na obra da educadora norte-americana Carol C. Kuhlthau, que tem se dedicado a atividades de pesquisa ligadas ao processo de busca e uso da informação em instituições escolares.

O livro, com mais de 300 páginas, leva em consideração a capacidade das crianças e jovens – de 5 a 15 anos – para usar os recursos informacionais em cada estágio de seu desenvolvimento, combinando essa capacidade com atividades apropriadas. Fundamenta-se especialmente nos estudos do psicólogo suíço Jean Piaget, que definiu estágios do desenvolvimento cognitivo de crianças e jovens. A descrição desses estágios possibilitará determinar a capacidade de compreensão dos estudantes em cada idade.

O objetivo geral do programa de atividades para usar os recursos disponíveis nas bibliotecas é ajudar os alunos a escolher recursos adequados para informação e entretenimento. O programa seqüencial permite a eles tomar conhecimento de informações acessíveis, dominar habilidades para localizar os materiais desejados e ter competência para avaliá-los, selecioná-los e interpretá-los. É um livro inovador que contribuirá muito para estimular o interesse pela leitura e democratizar o acesso das crianças e jovens ao conhecimento.

O livro da Profa. Kuhlthau foi adaptado para a realidade brasileira por um grupo de pesquisadores da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. São eles: Bernadete Campelo, Vera Lúcia Abreu, Márcia Dummont, Paulo Caldeira, Vera Amália Macedo, Marlene Rezende. Como usar a biblioteca na escola constitui-se, portanto, em um guia com sugestões para que o educador brasileiro planeje suas atividades numa biblioteca, dentro da perspectiva das modernas tendências educacionais, conforme propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.