Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Brasil Afro-brasileiro

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Os artigos que compõem esta coletânea inserem-se na tendência de se atentar para as representações de negro que circulam em diferentes suportes da memória cultural: livros, objetos de culto, objetos de arte, pesquisa etnográfica e criação literária. Com uma proposta multidisciplinar, o livro Brasil Afro-brasileiro pretende contribuir para o aprofundamento da discussão dos processos produzidos pela sociedade brasileira de invisibilidade das diferenças quando, de alguma forma, procura apaziguar os conflitos étnico-raciais para fortalecer-se enquanto totalidade harmônica e integrada. Revigorada por um conjunto de visões e pontos de vista voltados para a questão racial brasileira, a publicação aponta para os modos como a população de descendentes de escravos, os afro-descendentes, pode ser percebida, mesmo quando é defendida a imagem da mistura racial e estampada a cara de país mestiço que o Brasil não pode mesmo esconder.

Em todos os artigos busca-se apreender as estratégias de resistência produzidas pela população afro-brasileira, a circulação das imagens sobre o negro e os modos como se organizam movimentos de resgate da cidadania, que se estende a várias direções, da pesquisa de campo à discussão que vem sendo produzida por diferentes olhares que visam apreender os modos como as questões étnico-raciais mostram-se no cenário do Brasil.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.