Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Bourdieu & a Educação

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

O livro analisa o pensamento de Pierre Bourdieu, autor que teve o mérito de formular, a partir dos anos 60, uma resposta original, abrangente e bem fundamentada, teórica e empiricamente, para o problema das desigualdades escolares. “A educação, na teoria de Bourdieu, perde o papel que lhe fora atribuído de instância transformadora e democratizadora das sociedades e passa a ser visto como uma das principais instituições por meio da qual se mantêm e se legitimam os privilégios sociais. Trata-se, portanto, de uma inversão total de perspectiva. Bourdieu oferece um novo quadro teórico para a análise da educação dentro do qual os dados estatísticos acumulados a partir dos anos 50 e a crise de confiança no sistema de ensino vivenciada nos anos 60 ganham nova interpretação”.

A sociologia de Pierre Bourdieu é tema do primeiro capítulo do livro Bourdieu & a Educação. Em seguida, é a vez dos autores tratarem da realidade social segundo o pensador e também da Sociologia da Educação de Bourdieu. Outras questões que merecem destaque são a herança familiar desigual e suas implicações escolares e a relação entre escola e o processo de reprodução das desigualdades sociais.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.