Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - As sete portas da Comunicação Pública - Como enfrentar os desafios de uma assessoria

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

As Sete Portas da Comunicação Pública: Como enfrentar os desafios de uma assessoria, da Gutenberg Editora é um livro que traz em suas páginas elucidações sobre o ofício do assessor de Comunicação. O autor, o jornalista Maurício Lara, afirma que não tem receita pronta para ser um bom profissional. Afinal, o assessor deve “praticar à exaustão habilidades ligadas à sensibilidade, à vivência, ao bom senso, à tenacidade, à perseverança, à paciência e à coragem”. Além disso, o jornalista destaca a necessidade de uma assessoria de Comunicação ser acessível e ter profissionais bem informados.

Apesar de afirmar que não há um manual para se exercer a atividade, Lara assegura que para o funcionamento eficaz de uma assessoria de Comunicação, é necessário o assessor saber lidar com essas sete portas: imprensa, comercial e mídia, tom do discurso, relação com o público, comunicação interna, demanda interna e acesso ao poder. O autor dedicou um capítulo a cada uma dessas questões. Os textos são claros e embasados por experiências de um profissional que entende do assunto. O dia-a-dia de um assessor de Comunicação e imprensa, com suas dificuldades, seus apertos, suas atribuições, a consciência de seu papel social e a importância de seu trabalho bem feito para a instituição da qual é assessor são a tônica do livro, que, segundo o autor, não pretende esgotar o assunto, e sim figurar como um avanço na discussão do tema.

Segundo Lara, o assessor de Comunicação deve: atender ao departamento comercial dos veículos de massa, investir os recursos de publicidade, mas não sem antes decidir onde e de que forma. Há que saber o que dizer à sociedade em cada anúncio, em cada entrevista, em cada situação. Além disso, saber como e o que dizer ao público interno e como se relacionar com a comunidade em torno da instituição. Essas são só algumas das atribuições do assessor de Comunicação, que segundo Lara tem um ofício cheio de nuances e facetas.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.