Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release – Análise de erros - o que podemos aprender com as respostas dos alunos

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Este livro, de Helena Noronha Cunha, apresenta ao leitor como os erros de alunos em Matemática podem ser importantes nas metodologias de ensino e de pesquisa, além de permitir ao professor como se dá a apropriação do saber pelos estudantes, fazendo uma análise das respostas dadas por eles. Esta análise permite ao professor explorar a dificuldade dos alunos e utilizar os erros como ferramentas para o aprendizado, levando os estudantes a questionamentos feitos em cima de suas respostas.

Segundo a autora, o erro geralmente é abominável, e por isso o aluno, temeroso à reação do professor, o esconde. Esse comportamento gera uma reação em cadeia, pois o professor provoca ciladas aos estudantes, que por sua vez, tentam escapar das mesmas para não serem punidos. Discutir erros não é tarefa fácil, e Helena Noronha Cunha adverte que essa cadeia deve ser quebrada pelo professor, utilizando o erro como objeto de conhecimento, explorando as dificuldades de seus alunos para que eles as superem.

Análise de erros – o que podemos aprender com as respostas dos alunos, livro que integra a Coleção Tendências em Educação Matemática, da Autêntica Editora, é voltado para professores e pesquisadores da área, além de alunos de mestrado ou doutorado e fonte para trabalhos de graduação.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.