Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Alfabetização de Jovens e Adultos – em uma perspectiva de letramento

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

O livro Alfabetização de jovens e adultos – em uma perspectiva de letramento apresenta reflexões realizadas em encontros de formação continuada de professores-alfabetizadores. Ele contém as concepções que guiaram os trabalhos, com exemplos de situações de sala de aula relatadas por professores envolvidos no Programa Brasil Alfabetizado e depoimentos de alunos-alfabetizandos. O trabalho que gerou o livro é fruto da implementação do Programa Brasil Alfabetizado em Pernambuco, em regime de parceria entre as universidades, prefeituras e governo federal.

O primeiro capítulo apresenta os princípios educacionais básicos para o desenvolvimento da alfabetização de jovens e adultos e as orientações metodológicas que orientaram as rotinas de trabalho em sala de aula. Nas páginas seguintes, os autores mostram como concepções e práticas de alfabetização permanecem arraigadas no presente. O terceiro capítulo mostra a relação entre a alfabetização e o letramento.

As ações que foram desenvolvidas para ajudar os alunos a se apropriarem dos princípios do sistema alfabético de escrita também são apresentadas pelo livro com relatos de atividades feitos por professores alfabetizadoras. Outra questão importante para os envolvidos com educação e alfabetização é a leitura. Sabendo disso, os autores evidenciam no quinto capítulo a necessidade de atividades de leitura de textos desde o início do processo de aprendizagem. Para orientar quem ler o livro, estratégicas de ensino foram mostradas por meio de relatos de professoras do projeto.

Assim como a leitura, a escrita é fundamental no processo de alfabetização. Sendo assim, o capítulo que fecha o livro trata da produção de texto no processo de alfabetização. De acordo com os autores, “os alunos devem ser levados a elaborar textos de diferentes gêneros desde o início da alfabetização”.

Este livro é fruto de um trabalho de formação de professores alfabetizadores dentro do Programa Brasil Alfabetizado, parceria entre o Ministério da Educação/Secretaria de Erradicação do Analfabetismo; Ministério da Educação/Secretaria da Educação Superior; Secretaria de Educação do Recife e universidades públicas de Pernambuco.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.