Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Álcool e outras drogas: escolhas, impasses e saídas possíveis

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

O livro Álcool e outras drogas: escolhas, impasses e saídas possíveis, que chega ao mercado pela Autêntica Editora, trata de um tema que não sai da pauta de discussão dos brasileiros. Este livro, composto de artigos de profissionais que atuam ou atuaram no Centro Mineiro de Toxicomania – centro de excelência com mais de vinte anos de história -, bem como por profissionais de outros serviços de Minas Gerais, acena com a necessidade de refletir e debater sobre um dos grandes males que assola todo o País. Pela droga milhares de pessoas matam, roubam e morrem. Fazer uso de drogas não é deixar de ser careta. É mais do que rebeldia, ruptura ou modismo. A questão da droga é uma questão de saúde pública. De perpetuação da condição de violência e insegurança que o Brasil vive hoje.

Organizado por Regina Medeiros e Oscar Cirino, para ser concretizado, o livro contou com a parceria da 3ª Margem, ONG que tem como objetivo a prevenção e a pesquisa em toxicomania. “A importância desta parceria está inscrita na trajetória de trabalhos conjunto, na identificação ideológica e na maneira ética como a ONG tem conduzido seus projetos”.A diversidade de aspectos contemplados por este livro demonstra a complexidade e a transversalidade do tema do alcoolismo e das outras toxicomanias, que requer abordagens intersetoriais, visando melhor atenção àqueles que apresentam dificuldades nessa área.

A complexidade e a gravidade dos problemas relacionados ao uso de drogas e à diversidade de concepções dos atores sociais que atuam nesse campo justificam a dificuldade de estabelecimento de consensos, com a conseqüente polarização de propostas, a formação de grupos de idéias antagônicas e a criação de práticas bastante discordantes. Na conjuntura em que se impõem as tomadas de decisão, esses grupos se manifestam, muitas vezes de forma apaixonada, na tentativa de fazer valer sua opinião. As situações de impasse que exigem decisões ocorrem tanto no âmbito do coletivo, como é o caso da definição das políticas de assistência, prevenção e repressão, quanto no âmbito do individual, como ocorre no encontro de cada usuário de drogas ou de seus familiares com os profissionais de saúde.Entre as formas de adoecer, talvez nenhuma outra envolva de modo tão complexo os aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais desde o início e durante toda a trajetória como acontece com os que fazem uso de droga.

O livro aborda questões como: Políticas de saúde no campo do alcoolismo e das toxicomanias; Acolhimento e oficinas; Clínica das toxicomanias: fissura e corpo e Família e toxicomania. A quinta parte, Legislação e justiça terapêutica, enfoca alguns aspectos jurídicos relacionados ao uso e ao abuso de drogas, com ênfase na proposta da Justiça Terapêutica. São apresentadas as políticas de tratamento e controle no Brasil e em alguns outros países; além de um estudo do perfil de pacientes encaminhados judicialmente para tratamento no CMT. A última parte, Outros olhares sobre a toxicomania, contempla uma leitura do fenômeno das drogas e suas repercussões em diferentes espaços sociais, tais como a escola e as reservas indígenas, abordando ainda a questão da juventude e da violência urbana.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.