Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - Afirmando direitos – acesso e permanência de jovens negros na universidade

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

A publicação apresenta as impressões, os desafios, as dificuldades, as vitórias e o sonho de uma equipe de professores (as) negros e brancos e de alunos e alunas negras que apostam na construção de uma universidade realmente pública que valorize a diversidade. Para discutir a questão do acesso e permanência de negros na universidade, os autores têm como ponto de partida as políticas de Ações Afirmativas, dentro das quais se insere o Programa de Ações Afirmativas na Universidade Federal de Minas Gerais.

Os autores tratam, neste livro, do acesso da população negra na educação superior, das ações afirmativas no contexto brasileiro, do que é ser negro no Brasil hoje e da militância negra acadêmica, entre outros temas.

Os benefícios na vida dos alunos (as), a construção de uma auto-estima positiva, a melhoria das notas, a afirmação da identidade negra, o conhecimento teórico sobre a questão racial, as aprovações de trabalhos em eventos acadêmicos, a maturidade dos debates, o contato com a militância negra e com professores (as) da educação básica e a formação de novos quadros intelectuais negros são resultados que mostram o caráter positivo do Programa de Ações Afirmativas na Universidade Federal de Minas Gerais e mais do que isso mostram como políticas como essa devem ser vivenciadas pelas universidades e instituições de ensino superior de todo o País de forma consciente e responsável.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.