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01/01/2007 — Assessoria de Comunicação
Para quê mais um trabalho sobre leitura na escola fundamental da rede pública no Brasil, tendo por centro de interesse a camada da população cuja preocupação primeira é com a sobrevivência diária, em condições precárias de vida? A Phd em Educação Literária, escritora e pesquisadora Cyana Leahy além de responder essa questão, mostra que ela é desnecessária aos que conhecem o poder e o encanto da leitura. O livro A leitura e o leitor integral: lendo na biblioteca da escola chega às prateleiras das livrarias pela Autêntica Editora sendo um dos destaques na Bienal do Livro em São Paulo.
A obra é sobre os benefícios da prática da leitura e como ela pode ser adotada em escolas públicas pelos educadores como forma de transformação e socialização. Foi através de uma iniciativa de dinamização da leitura na biblioteca com crianças e pré-adolescentes já alfabetizados e razoavelmente competentes na decodificação de signos, que Cyana encontra a certeza de que é possível, sim, implantar essa prática como agente modificador nas escolas.
Feito por quem acredita que, de modo geral, as bibliotecas e salas de aula se apresentam aos alunos como ambientes desestimulantes, bem como o ato de ler, Cyana defende a idéia de que são nesses ambientes que deve ser estabelecida a relação entre o estudante e a leitura. Vale dizer que a publicação aborda, ainda, a evolução da prática literária no Brasil.
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