Release - A Escolarização da Leitura Literária - O jogo do livro infantil e juvenil

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Os artigos deste livro demonstram a riqueza e a diversidade dos estudos sobre leitura. Ao tratar da literatura no espaço escolar, os autores questionam: até que ponto a organização do trabalho escolar, o horário e a divisão de conteúdos interferem, em primeiro lugar, nas práticas cotidianas e, em segundo lugar, nas práticas de leitura literária dos professores?

A primeira parte do livro reúne questões e possibilidades dos processos de escolarização de literatura infantil e juvenil, mas também da relação entre leitura, conhecimento e envolvimento dos leitores, na infância e adolescência. Em seguida, são apresentados artigos que articulam leitura e política, leitura e cidadania, enfatizando a prática literária como ato produtor do conhecimento. A terceira parte mostra experiências de leitura distintas para a reflexão dos professores.

Na quarta parte, os professores podem ter acesso a uma fundamentação teórica a partir do ponto de vista da área da Psicolingüística em relação ao processo de leitura, da estruturação de parâmetros para sua compreensão, da legibilidade dos textos e suas articulações com os conhecimentos prévios, entre outras questões que tratam das possibilidades escolares de um trabalho de formação de leitores. O livro trata ainda das implicações decorrentes da leitura literária no ambiente escolar, de forma a mostrar a importância do papel do professor como mediador na formação de leitores.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.