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01/01/2007 — Assessoria de Comunicação
Os artigos deste livro demonstram a riqueza e a diversidade dos estudos sobre leitura. Ao tratar da literatura no espaço escolar, os autores questionam: até que ponto a organização do trabalho escolar, o horário e a divisão de conteúdos interferem, em primeiro lugar, nas práticas cotidianas e, em segundo lugar, nas práticas de leitura literária dos professores?
A primeira parte do livro reúne questões e possibilidades dos processos de escolarização de literatura infantil e juvenil, mas também da relação entre leitura, conhecimento e envolvimento dos leitores, na infância e adolescência. Em seguida, são apresentados artigos que articulam leitura e política, leitura e cidadania, enfatizando a prática literária como ato produtor do conhecimento. A terceira parte mostra experiências de leitura distintas para a reflexão dos professores.
Na quarta parte, os professores podem ter acesso a uma fundamentação teórica a partir do ponto de vista da área da Psicolingüística em relação ao processo de leitura, da estruturação de parâmetros para sua compreensão, da legibilidade dos textos e suas articulações com os conhecimentos prévios, entre outras questões que tratam das possibilidades escolares de um trabalho de formação de leitores. O livro trata ainda das implicações decorrentes da leitura literária no ambiente escolar, de forma a mostrar a importância do papel do professor como mediador na formação de leitores.
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