Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - A Escola vai ao Cinema

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

O livro A Escola vai ao Cinema, lançado pela Autêntica Editora e organizado por Inês Assunção de Castro Teixeira e José de Sousa Miguel Lopes tem uma proposta inovadora: aliar educação à sétima arte. Os trabalhos reunidos na publicação refletem sobre filmes que inspiram temas relativos às múltiplas dimensões da educação: seus significados e alcances; seus sujeitos e práticas; os espaços e processos educativos, entre outros. Filmes de diferentes épocas e países foram selecionados para serem analisados na obra. Adeus, meninos, O carteiro e o poeta, Quanto tudo começa, Filhos do paraíso e Central do Brasil são alguns deles. “O Cinema enquanto arte, através da experiência estética, da emoção, do exercício da sensibilidade e da fruição, nos aproxima da realidade educacional com um outro olhar”. Para os organizadores fica a certeza da necessidade de os educadores considerarem as possibilidades educativas das diversas linguagens artísticas. Porém, Inês Teixeira e José Lopes entendem que não se trata de “escolarizar” o cinema ou de didatizá-lo. Para eles o cinema é importante para a educação e para os educadores, por ele mesmo, independentemente de ser uma fonte de conhecimento e de servir como recurso didático-pedagógico como introdução a inovações na escola.

Vários autores fazem parte dessa coletânea e emprestam seus olhares de pessoas ligadas à área educacional na abordagem dos filmes. A publicação é dividida em três partes: Cenários e planos: preconceito, discriminação, intolerância e escola; Imagens e enredos da escola, seus sujeitos e contextos: crianças, jovens, professores e famílias e Referências e indicações.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.