Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - A diversidade cultural vai ao cinema

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

A sala é escura. Lá as pessoas vão ao encontro de imagens e vozes refletidas e transmitidas por uma tela. Porém, mais do que cores formas e entonações, elas se deparam com histórias e estórias que cutucam o sentir. O cinema fascina. Inês Assunção de Castro Teixeira e José de Sousa Miguel Lopes sabem disso. Organizadores de A diversidade cultural vai ao cinema, da Editora Autêntica, eles tiveram um propósito bem definido para se pensar a sétima arte: a diversidade cultural. Os autores se debruçaram em quatorze filmes produzidos em lugares distintos como Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Brasil, Alemanha e Cuba.

Tendo como ponto de partida o cenário marcado pela heterogeneidade e pelos desdobramentos da globalização, os autores lançam luzes aos mais variados temas: multiculturalismo das diferenças de raça, gênero, etnia, sexuais, etárias, geracionais, religiosas, morais e regionais, só para citar alguns. Muitas vezes no interior de um mesmo país diferentes conceitos e tradições são apresentados. Qual será a espessura das fronteiras que mais do que separar geograficamente os países permitem que as culturas mantenham sua ‘aura’, sem que se alterem por meio dos diálogos com o diferente? Este livro vai ajudar você a elucidar essa questão. A dar um passo à frente no que diz respeito à reflexão sobre a diversidade cultural. E o cinema é uma fonte riquíssima para se pensar esse tema. Aliás, mais do que um tema trata-se de um dos mais característicos elementos da contemporaneidade. A Alemanha que vive a crise da queda do muro de Berlim, as contradições entre um mongol e um russo, as tensões entra a cultura tradicional mongol e a modernização de costumes ligados ao uso de preservativos e controle de natalidade e a intolerância e desigualdade em Cuba são questões bem atuais, mas que se tornam atemporais na medida em podem ser apresentadas às futuras gerações por meio do Cinema.

Este livro faz parte da Coleção Cinema, Cultura e Educação e é um registro rico para professores dos ensinos médio e universitário, para todos aqueles que querem dedicar um tempo a pensar no mundo em que vive e para os amantes da sétima arte. Os títulos anteriores são: A escola vai ao Cinema e A mulher vai ao Cinema. Assim como nos outros títulos da Coleção, os autores acreditam que o Cinema deve ser usado nas salas de aula como ferramenta de Educação, como prática pedagógica, como catalisador de reflexões.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.