Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - A construção do letramento na Educação de Jovens e Adultos

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Qual é o tipo de letramento que é construído num contexto específico de um projeto de Educação de Jovens e Adultos? Essa é a questão central do livro A construção do letramento na Educação de Jovens e Adultos. O estudo apresentado busca entender qual seria a condição social e histórica do alfabetizando de EJA e os tipos de uso da leitura e da escrita que sua prática permite. Quais domínios esses alunos constroem da leitura e da escrita? Que tipo de inserção na cultura letrada é permitido a esses sujeitos por meio dos cursos de alfabetização. Essas e outras questões são abordadas no livro, que mostra ainda os valores e os significados que os alfabetizandos atribuem à aquisição da leitura e aos seus usos.

A análise dos dados coletados pela autora mostrou, entre outras coisas, que o tipo de letramento que é construído nesse contexto específico se define a partir de fatores que se referem principalmente às experiências sociais, culturais e históricas de relação com a escrita dos sujeitos e aos processos educativos em torno da aquisição e do uso da escrita.

“Uma proposta educativa que de fato pretenda desenvolver em seus educandos uma condição letrada que permita o efetivo uso da língua escrita tem que considerar uma diversidade de práticas, buscando garantir, entre outras coisas, a construção de conceitos e regras respeitando uma progressão no grau de complexidade na abordagem do sistema de escrita”, acredita a autora.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.