Fique por dentro do Grupo Autêntica
01/01/2007 — Assessoria de Comunicação
Que tipo de leitores a escola está formando hoje? Essa é uma das questões tratadas no livro A biblioteca escolar: temas para uma prática pedagógica, coletânea dirigida a professores e demais envolvidos em educação. Os temas tratados no livro são, entre outros: a competência informacional na educação para o século XXI; a biblioteca e os parâmetros curriculares nacionais; a pesquisa escolar e a Internet.
Reconhecendo que a sociedade de hoje cobra que os jovens saibam pensar de forma lógica e criativa, os autores deste livro mostram a importância de o professor saber lidar com a informação. Só assim o aluno poderá ter referências produtivas na sala de aula para lidar com o excesso de informação ao qual está exposto e desenvolver habilidades para localizar, interpretar, analisar, sintetizar, avaliar e comunicar. Não se trata de simplesmente ler e ter acesso às informações, e sim saber como utilizá-las.
Reunindo ensaios de estudiosos do Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais o livro mostra que a escola não deve ser apenas transmissora de conhecimentos, e sim promover oportunidades de aprendizagem que ofereçam ao estudante condições de aprender e desenvolver competências informacionais cada vez mais sofisticadas.
Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).