Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Release - 500 anos de Educação no Brasil

01/01/2007 — Assessoria de Comunicação

Esta coletânea com 24 artigos fala sobre a História da Educação no Brasil. Os 24 ensaios discutem, numa perspectiva interdisciplinar, desde as origens da educação no Brasil, como o trabalho dos jesuítas no período colonial, até temas mais contemporâneos, como educação e cinema, a transformação das universidades brasileiras, a formação de professores, enfim, estudos que são referência tanto para pesquisadores como para leitores em geral. O livro aborda, com maior ou menor profundidade, dependendo do assunto, desde a educação colonial até as discussões atuais sobre políticas educacionais. Para produzir essa publicação, foram reunidos especialistas em história da educação que disponibilizam uma extensa e rica fonte bibliográfica para pesquisas futuras.

Sumário: A civilização pela palavra – João Adolfo Hansen. Educação jesuítica no Brasil colonial – José Maria de Paiva. O Seminário de Olinda – Gilberto Luiz Alves. Mulheres educadas na colônia – Arilda Ines Miranda Ribeiro. O mestre-escola e a professora – Heloisa de O. S. Villela. Instrução elementar no século XIX – Luciano Mendes de Faria Filho. Ensino superior e universidade no Brasil – Luiz Antônio Cunha. A trajetória da educação profissional – Jailson Alves dos Santos. Reformas da instrução pública – Marta Maria Chagas de Carvalho. Conselhos de Bárbara Heliodora – Eliane Marta Teixeira Lopes. Preceptoras alemãs no Brasil – Marly Gonçalves Bicalho Ritzkat. A ficção didática de Nísia Floresta – Constância Lima Duarte. Negros e educação no Brasil – Luiz Alberto de Oliveira Gonçalves. A educação de imigrantes no Brasil – Lúcio Kreutz. (Des)Encantos da modernidade pedagógica – Clarice Nunes. Educação estética para o povo – Cynthia Greive Veiga. O cinema como pedagogia – Guacira Lopes Louro. A escola contra a família – Marcus Vinicius da Cunha. Educando a infância brasileira – Moysés Kuhlmann Jr. Escola nova e processo educativo – Diana Gonçalves Vidal. Medicina, higiene e educação escolar – José G. Gondra. A instrução pública nas cortes gerais portuguesas – Rogério Fernandes. A educação como desafio na ordem jurídica – Carlos Roberto Jamil Cury. Estudos de história da profissão docente – Denice Bárbara Catani

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.