Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Prêmio José Mindlin de Literatura: obra vencedora será lançada na Bienal do Livro de São Paulo

18/08/2008 — Assessoria de Comunicação

Presença do bibliófilo José Mindlin é confirmada

Uma das atrações da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o lançamento do livro O Ciclista, obra ganhadora da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura. Patrono do concurso, o bibliófilo José Mindlin é presença confirmada no Salão de Idéias Volkswagen, que será realizado no dia 21 de agosto às 15h, quando haverá a palestra “O Brasil está formando leitores?” e a premiação literária, com o lançamento nacional da publicação.

A primeira edição do Prêmio recebeu cerca de 450 originais de todo o Brasil e premia o pernambucano Walther Moreira dos Santos, autor de O Ciclista, livro que a partir desta semana estará distribuído em todo o País. Como disseram os jurados do concurso, Antônio Torres, Maria Esther Maciel e Maria Amélia Mello, “a obra premiada se destacou das demais concorrentes por apresentar uma narrativa original, instigante e literariamente bem construída”. O Prêmio José Mindlin de Literatura é fruto da parceria entre a Autêntica Editora e a Câmara Mineira do Livro.

Além do lançamento nacional do livro, o autor recebe como prêmio o valor de R$ 10 mil reais.

Confira o que dizem os jurados da comissão do concurso, sobre a obra premiada:

“Vivemos num tempo incômodo, em um mundo que nos causa estranheza – eis aí uma síntese do que Walther Moreira Santos capta em O Ciclista. Para os membros do júri do 1º Prêmio José Mindlin de Literatura, esta narrativa – original, instigante, com equilíbrio de linguagem e estilo – foi uma grata surpresa.”
Antônio Torres

“O Ciclista é um romance de engenhosa trama ficcional, que conta uma história de perda e perdão, a partir de ousadas estratégias narrativas. O autor demonstra habilidade no manejo da linguagem, criando personagens intrigantes e uma atmosfera que alicia, a cada capítulo, o leitor. Mesclando ficção e reflexão filosófica, o livro é um exercício de destreza e imaginação.”
Maria Esther Maciel

“A obra premiada se destacou das demais concorrentes por apresentar uma narrativa original, instigante e literariamente bem construída. O autor Walther Moreira Santos demonstra maturidade literária e domínio do ofício. A leitura de O Ciclista manteve vivo o interesse do júri do começo ao fim, e, certamente, manterá o do leitor.”
Maria Amélia Mello

O autor: Walther Moreira Santos é dramaturgo e ficcionista, vencedor de diversos prêmios literários. Destacam-se: Prêmio Nacional de Romance Fundação Cultural da Bahia 2000; Casa de Cultura Mário Quintana 2003; Xerox do Brasil 2000; Cidade do Recife 2000; Prêmio Paraná 2002; Itaú Cultural 2003. Ele também é autor dos livros Dentro da chuva amarela (Geração Editorial, 2000/2006); O doce blues da Salamandra (MXM, 2003); Helena Gold (Geração Editorial, 2003); Um certo rumor de asas (Nova Prova, 2003); Ao longo da curva do rio (Cone Sul, 2001), entre outros.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.