Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Poemas juvenis falam de mistérios essenciais da vida

15/07/2013 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Em poemas curtos, o alagoano Ronaldo Monte discorre sobre os mistérios da vida. Aqueles que não se aprendem nas escolas, nos livros, na internet. Em Zito que virou João & outros poemas, lançamento infantojuvenil da Autêntica Editora, o escritor e psicanalista aborda de forma intensa e poética, sem pieguice ou meias palavras, temas complexos da vida de pessoas simples e pobres.

Provocativo, cada poema retrata uma faceta da realidade. A primeira parte, com cinco poemas dedicados ao personagem Zito, mostra o processo de um menino pobre que sabe muitas coisas sobre a natureza e os ciclos das estações, os nomes de rios, dos bichos e das doenças. Sabe cantar, adivinhar e esperar pelo tempo de crescer e partir. Mas Zito não sabe ler nome nenhum, nem o seu, que estava escrito num papel quando sai de casa. Só depois de aprender a ler é que descobre que seu nome não era Zito, mas sim João.

Na segunda parte, Desencontros, outros sete poemas dedicam-se cada um a uma história de vida: o envelhecimento da mulher rendeira, a fome da menina que virou estrela, a morte tranquila da Mãe Joaninha, a dor de Galafoice, cujo filho pescador não volta do mar, a solidão da mãe solteira que perde seu filho pela miséria, o desejo de um homem por De Noite, a mulher que só saía à noite, o desencontro de um casal que se atrai.

Na parte final, Sonho futuro, nove poemas abordam os sonhos de consumo, o poder, a vida nas ruas, os sonhos, os movimentos, a vida em ondas.

As ilustrações monocromáticas de Diogo Droschi – em formas e contraformas, em objetos dentro de objetos e em imagens que apontam para significados múltiplos – interagem com a palavra forte e evocativa dos poemas, que levam o leitor a refletir sobre o significado da vida em sua plenitude.

Sobre o autor – Ronaldo Monte nasceu em Maceió, Alagoas, onde escreveu seus primeiros poemas aos dez anos de idade. Passou a juventude no Recife, Pernambuco, onde trabalhou como redator de propaganda e se formou em Psicologia. Depois foi para João Pessoa lecionar na Universidade Federal da Paraíba. Além de escritor, é psicanalista. Hoje, aposentado, mora em Cabedel, uma cidade portuária perto de João Pessoa, “com praias maravilhosas de mar calmo, ótimas para caminhar e pensar em novos textos”.

Sobre o ilustrador – Diogo Droschi nasceu em 1983, em Belo Horizonte, Minas Gerais, onde ainda mora e se formou em Design Gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais e em Artes Gráficas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Para a Autêntica Editora, ilustrou os livros Histórias daqui e d’acolá, Vagalovnis, Desenrolando a língua, Ouro dentro da cabeça e Micrômegas.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.