Pesquisadores apresentam contribuições para o avanço do pensamento comunicacional

30/08/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Para compreender melhor as relações imagem e sociabilidade no contexto atual, o GRIS – Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais – organizou dois colóquios em parceria com universidades do Brasil, França e Portugal. O resultado dos dois encontros foi reunido em um conjunto de textos, compilados e organizados por Vera Regina França e Luciana de Oliveira, que podem agora ser conferidos em dois lançamentos da Autêntica Editora: Mídia, instituição e valores e Acontecimento: reverberações.

O primeiro volume, Mídia, instituições e valores, investiga as instituições contemporâneas, os valores que as sustentam e os discursos midiáticos – muitas vezes divergentes – que constituem e revelam forças atenuantes na sociedade. As contribuições exploram como se dão essas articulações, analisando o lugar e o papel da mídia numa sociedade em constante mudança. Divido em três partes – televisão, redes telemáticas e impressos – o livro oferece um panorama das relações entre comunicação e sociedade.

Já em Acontecimento: reverberações, o foco dos textos é o conceito de “acontecimento”, considerado não apenas como ocorrência, mas como fato narrado e que produz diferentes versões) e suas “reverberações”, entendidas como as propagações de um fenômeno. Especificamente no campo da Comunicação, as possibilidades levantadas pelo debate resultaram em uma linha que se propõe a considerar a constituição dos acontecimentos como um aspecto da estruturação da experiência pública. As duas obras apresentam, portanto, uma contribuição ao avanço do pensamento comunicacional, abordando um amplo leque de discussões que o tema proporciona.

Sobre as organizadoras – Laura Guimarães Corrêa é doutora em Comunicação pela UFMG, é professora adjunta no Departamento de Comunicação Social da mesma instituição, onde integra o Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS) e o Grupo de Pesquisa sobre Interações Midiáticas e Práticas Culturais Contemporâneas (Gris-Pop).

Vera Regina Veiga França é doutora em Ciências Sociais pela Université René Descartes – Paris V e pós-doutora pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (Paris-França). É professora titular do Departamento de Comunicação Social da FAFICH-UFMG e pesquisadora do CNPq. Integra o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG, onde coordena o GRIS e o GrisPop.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.