Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

Pesquisa revela como anda a relação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas no Brasil

21/10/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A articulação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas é um componente decisivo da construção de um sistema de inovação. Por sua vez, a construção e consolidação de um sistema nacional de inovação – um arranjo institucional que é responsável pelo progresso tecnológico das nações – é um pressuposto para o desenvolvimento econômico e social. Organizado pelos pesquisadores Wilson Suzigan, Eduardo Albuquerque e Silvio Antonio Ferraz Cario, o livro Em busca de inovação – Interação universidade-empresa no Brasil, lançamento da Autêntica Editora, analisa as interações entre universidades, institutos de pesquisa e empresas no Brasil, contribuindo para uma avaliação cuidadosa do atual estágio de construção do sistema de inovação a partir do detalhamento da natureza, da extensão e da distribuição regional dessas interações. O livro integra a Coleção Economia Política e Sociedade.

A obra é resultado de uma ampla investigação, implementada desde 2006, por uma rede nacional de pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa de todo o país e utiliza dois instrumentos principais: a análise das informações dos grupos de pesquisa cadastrados pelo CNPq e as informações de suas interações com empresas, revelando um panorama abrangente e geral das interações no país.

Além de mapear as interações no país e ilustrá-las por meio de estudos de caso, o livro contribui para a agenda de pesquisas sobre interações entre universidades, institutos de pesquisas e empresas ao apresentar resultados que contrariam o senso comum sobre o tema. Entre outros, destacam-se dois: interações com empresas fortalecem a capacidade acadêmica de grupos de pesquisa, e empresas que buscam apoio nas universidades e institutos de pesquisa encontram o que desejam.

A coletânea de 12 artigos aqui reunida mostra que o papel das universidades e institutos de pesquisa no sistema de inovação brasileiro tem sido subestimado, e que as universidades e institutos de pesquisa são importantes também para áreas de “baixa tecnologia”.

Sobre os organizadoresWilson Suzigan é professor do Departamento de Política Científica e Tecnológica, Instituto de Geociências/Unicamp e editor da Revista Brasileira de Inovação.

Eduardo Albuquerque é professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e ministra disciplinas como Economia da Ciência e da Tecnologia e Economia Política do Capitalismo Contemporâneo.

Silvio Antonio Ferraz Cario é professor dos cursos de graduação e de pós-graduação em Economia e de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.