Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Pedagoga sugere 100 exercícios lúdicos para professores da educação infantil

11/09/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A infância é o momento em que se desenvolvem todas as potencialidades afetivas, cognitivas e motoras do ser humano. E muito desse desenvolvimento se deve às brincadeiras. Com o objetivo de auxiliar e indicar bons exercícios lúdicos a professores da educação infantil, a pedagoga Dalila Juca reúne uma centena de sugestões em Falando sério: 100 brincadeiras, lançamento da Autêntica Editora.

Brincando, a criança exercita a coordenação de movimentos, atenção, memória, raciocínio, percepção, pensamento abstrato e linguagem, além de aprender a descobrir, expressar e elaborar suas emoções e vontades, e a se relacionar com os outros. Brincadeira é, portanto, coisa muito séria. Daí a importância de a educação infantil contemplar os diversos tipos de linguagem e, principalmente, as brincadeiras, que devem ser realizadas em diferentes ambientes, internos e externos, ampliando a criatividade e a autonomia da criança.

A obra de Dalila Jucá mostra por que a brincadeira, seja livre ou com intenções pedagógicas, é tão importante para o desenvolvimento integral das crianças e como utilizá-la como recurso no processo de aprendizagem. E traz 100 atividades para o educador aplicar dentro do ambiente escolar, atuando como mediador no processo de ensino-aprendizagem com um olhar atento às brincadeiras, de forma que atendam às necessidades individuais e coletivas, de acordo com a faixa etária das crianças.

Todas as atividades são ligadas ao aprendizado de habilidades motoras e adequadas à faixa etária das crianças que frequentam creches e pré-escolas. Cada uma das brincadeiras propostas apresenta os objetivos, o material necessário para sua execução (pouco ou praticamente nenhum) e seu desenrolar, além de inúmeras fotos ilustrativas.

Sobre a autora – Dalila Jucá é pedagoga, especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica e orientadora educacional, é também coordenadora do Centro de Educação Infantil Almerinda de Albuquerque, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. É autora do livro infantil A vida no sertão é feliz ou não?, editado em 2010 pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc), e do livro de formação do professor Vai começar a brincadeira…, editado em 2011 pela Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.