O professor e a literatura no Blog Margens da Cultura. "Um pequeno grande livro. Boa Leitura!"

15/02/2011 — Eva Pereira, Blog Margens da Cultura

Não se engane o leitor de O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes com o tamanho aparentemente pequeno do volume. Se a última página do livro de Ligia Cademartori ostenta o número 127 e a adequação editorial e mercadológica a uma série (Conversas com o professor) dão a impressão de ser essa uma obra de introdução simples a um tema recorrente nos debates sobre o papel da escola na formação do leitor literário, a menção a três tipos genéricos de destinatário – do próprio livro ou da literatura em geral? – é apenas a primeira amostra da capacidade que tem a autora de multiplicar os propósitos, explicitando a natureza e as funções sociais da literatura, e de fazer uma consciente, mas entusiasmada, defesa da leitura.

Assim, à medida que lemos a obra, somos encaminhados para uma conversa descontraída e prazerosa com uma leitora apaixonada e atenta, uma professora militante e especializada em literatura e em mediação da leitura, uma tradutora às voltas com os dilemas próprios de quem transita por línguas e culturas, uma adaptadora de textos clássicos preocupada em entender os propósitos e a história da criação e da recepção do texto original para preservar o máximo possível o essencial da obra de onde parte, uma crítica literária atuante que não se exime do julgamento das obras literárias, dos usos da literatura na escola e na sociedade em geral, denunciando as limitações e perigos dessa mesma sociedade. Melhor ainda: deparamo-nos com a literatura, essa arte que atua na “contramão” dos discursos instrumentalizados e burocratizados e que exige a dedicação do leitor – a transformação do tempo livre em “tempo livro”.

Para tanto, além de recolher exemplos das histórias de leitura de vários escritores e de vários personagens de livros célebres e de problematizar os modos de apresentação da literatura na escola, a autora disserta sobre a natureza e o lugar da literatura infantil e da literatura juvenil, expõe análises de textos clássicos e contemporâneos de indiscutível valor literário e organiza uma espécie de compêndio ou guia de leitura para o professor-leitor. Além disso, Ligia Cademartori faz a caracterização e a história dos diferentes gêneros literários – os contos de fadas, as histórias de aventuras, a novela picaresca e o conto policial – e dedica uma seção inteira ao “gênero difícil” da poesia.

Curiosamente, a seção sobre a poesia é a terceira e última parte do livro, aquela que, seguindo a lógica anunciada na capa, seria destinada aos grandes. Terminar falando de poesia infantil, de jogos verbais, de parlendas e adivinhas – textos aparentemente para pequenos leitores –, e acrescentar um último capítulo de defesa da literatura e da leitura frente a uma sociedade que promove a recusa e a dificuldade da tarefa (“Ler na era do consumo”) são outras das provocações de Ligia, ou melhor, outros luxos de seu livro, e uma forma de manter aberta a porta do diálogo.

Eva Pereira
Professora de Literatura

Veja a resenha no blog Margens da Cultura.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468

Pesquisar Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.