“Merleau-Ponty & a Educação” busca aproximar o leitor do pensamento do filósofo francês sobre a criança e a infância

25/08/2010 — ADCom Comunicação

Obra tem objetivo de enriquecer o repertório do leitor, especialmente por meio da ampliação das formas de descrever e situar a criança no mundo

Para escrever Merleau-Ponty & a Educação (Autêntica Editora, R$ 27,00, 120 páginas, formato 13cm x 21cm – 0800 28 31 322), a autora Marina Marcondes Machado* mergulhou no pensamento filosófico afinado com a fenomenologia sobre a criança e a infância proposta pelo filósofo francês Maurice Merleau-Ponty (1908-1961).

A pretensão da obra é semear o olhar fenomenológico voltado para a vida da criança na comunidade leitora; partindo do afastamento da técnica e do saber teórico que cada um possui até o momento – propositiva inicial do método fenomenológico. Faz-se um convite ao leitor para observar, pensar, sentir e refletir como as crianças nos apresentam aqui e agora: Quem são? Como vivem? O que nos dizem, quando dizem? Como silenciam? Como brincam e como não brincam?

Para a autora, pensar em sintonia com Merleau-Ponty é pensar além e aquém das teorias – especialmente as chamadas teorias do “desenvolvimento humano”. “Buscar uma linguagem próxima do pensamento do filósofo e perto do coração da criança e doar sentido a um dizer acerca da infância e da criança, em coexistência com o adulto, não me parece algo fácil de concretizar; chegar próxima a essa concretização é meu projeto há anos, como escritora e psicoterapeuta”, declara Marina.

A tarefa da autora é comentar e reorganizar as noções merleau-pontianas sobre a criança, adentrando um campo que tradicionalmente é nomeado “Filosofia da educação”, apresentando ao leitor o primor do pensamento do filósofo. O livro dialoga especialmente com os apontamentos feitos por Merleau-Ponty durante os cursos sobre psicologia e pedagogia que realizou na Sorbonne, compilados pelos alunos ouvintes e participantes durante os quatro anos de sua duração e revisados pelo próprio.

Considerado um dos mais importantes filósofos franceses do século XX, Merleau-Ponty nasceu em 1908 e faleceu em 1961, vítima de embolia pulmonar. Fez parte, na década de 1930, de uma juventude que transformou a tradição filosófica na França: uma “geração de descontentes” com a tradição do ensino de Filosofia e que propunha que o conhecimento filosófico falasse do mundo “em carne e osso”.

É importante destacar que, entre os grandes filósofos cuja obra advém da Fenomenologia, Merleau-Ponty foi o único que deixou uma contribuição sistematizada sobre a criança e a infância.

Marina Marcondes Machado é escritora, psicóloga clínica graduada pela PUC/SP, mestre em Artes pela ECA/USP e doutora em Psicologia da Educação na PUC/SP. Ensinou teatro para crianças na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA-SP) de 1989 a 2000. Entre 2002 e 2007, foi docente na Universidade Nove de Julho, em São Paulo, no curso de graduação em Psicologia. Também foi bolsista FAPESP no pós-doutorado (2009) da Escola de Comunicações e Artes ECA/USP e desenvolveu o projeto “Territórios do brincar”, na área de Pedagogia do Teatro, sob supervisão de Maria Lúcia de Souza Barros Pupo. Foi conferencista convidada na pós-graduação em Artes Cênicas na ECA/USP (2010) para lecionar a disciplina “Infância e Cena Contemporânea”, é psicoterapeuta e trabalha com formação de professores da Educação Infantil.

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