Marilia de Dirceu tem sua história recontada em romance biográfico

25/04/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Maria Dorothea Joaquina de Seixas se tornou figura emblemática pelos versos escritos por seu grande admirador, o poeta símbolo do Arcadismo, Thomaz Antônio Gonzaga (1744-1810), na obra Marília de Dirceu. Muito do que se sabe sobre essa musa inspiradora consta nas palavras do poeta que, entre decassílabos e redondilhas, homenageou a força dessa mulher fascinante. Baseada na biografia histórica Maria Dorothea – A musa revelada, de Alexandre Ibañez, a Editora Gutenberg apresenta agora uma nova face dessa importante personagem de nossa história, no romance biográfico Marília de Dirceu: A musa, a Inconfidência e a vida privada em Ouro Preto no século XVIII, escrito por Staël Gontijo.

Tendo como pano de fundo a Inconfidência Mineira, a obra busca mostrar outra face desta mulher marcante, à frente de seu tempo, que sofreu – e superou – os preconceitos de sua época: o sexual, como uma mulher que viveu 85 anos de um século que se pautou pelo machismo; o social, como noiva de um inconfidente, e depois como solteirona reclusa em seu mundo de perdas; e o religioso que a confinou à solidão de uma vida casta. Passando por cima de tudo isso, realizou com dignidade rara uma ascensão estável naquela sociedade paternalista e foi considerada uma celebridade de quem até o imperador quis beijar a mão.

A história tão misteriosa de Maria Dorothea se perdeu entre a tradição oral e a dúvida se não era apenas uma lenda, já que não existem diários ou documentos de fontes primárias que provem sua existência. Diante do obstáculo da escassez de dados, a autora mergulha no pequeno vilarejo de Vila Rica, como ela explica na introdução ao livro: “Ao moldar versos à pesquisa histórica, encontrei uma Vila Rica pululante, onde pude ouvir o trote dos cavalos adentrando nas vielas; as carruagens rangendo desesperadas na fuga de ladrões sedentos de ouro. Caminhei por praças abarrotadas de sinhás em seda e tafetá, refresquei-me em chafarizes ornados de escravas buliçosas. Senti os aromas pitorescos do fogão a lenha, aquecido pela marcação dos sinos. Lastimei o açoite de escravos ao raiar do dia, e os segredos de alcova que as noites encobriam”.

Debruçando-se em uma sociedade que chegou a ser comparada com Londres e França de sua época, Staël Gontijo nos encanta com a complexidade desta personagem em um relato claro e verdadeiro sobre o caráter e a evolução pessoal da mineira que ganhou uma das mais apaixonadas poesias de todos os tempos.

Alexandre Ibañez nasceu em São Paulo, capital, é membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, professor e pesquisador biógrafo de Maria Dorothea, a Marília de Dirceu, e Thomas Antonio Gonzaga. Conheceu a história e a obra Marília de Dirceu ainda menino em São Paulo, quando estudava no Ensino Médio. Passados alguns anos, estudou Sociologia, Administração de Marketing e um MBA em Gestão de Negócios. Logo que formou-se passou a dar aulas de História e Geografia. Lecionou por oito anos. Então, com a pretensão de complementar os estudos, foi para Europa. Alguns anos depois, de volta ao Brasil, retomou sua paixão pela história de Marília de Dirceu e, a partir de uma longa pesquisa, escreveu a biografia Maria Dorothea – A musa revelada.

Staël Gontijo nasceu em Bom Despacho, Minas Gerais. Escritora e jornalista, é autora de romances, documentários e de contos. Seu primeiro livro Cogumelo de Espuma (2008) já teve os direitos de publicação vendidos na Espanha (Incógnita Editorial) e nos Estados Unidos (Portfolio GM). Em 2011 foi premiada com o conto “Jardin des Âmes” pelo prestigiado Institut Litteráire – Sorbonne Nouvelle (Universidade Sorbonne).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
+55 31 3465 4500
International calls
+55 11 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468
Rio de Janeiro
Rua Debret, 23, sala 401, Centro
Rio de Janeiro - RJ, CEP 20030-080,
Tel. (21) 3179-1975