Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro traz depoimentos históricos de ganhadores do Nobel da Paz

26/07/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

“O Prêmio Nobel da Paz foi criado para homenagear os heróis da paz, e este livro apresenta uma coleção de trechos bem escolhidos das palavras que estes heróis pronunciaram em Oslo. Muitos dos heróis da paz que irão falar por meio destas páginas já puderam falar com muito maior força por meio de seus feitos, motivados por esse espírito. Assim como nós pudemos encontrar inspiração em seu trabalho pela paz, que nós encontremos inspiração nesta excelente coletânea.” Estas palavras, ditas pelo ex-presidente norte-americano Jimmy Carter, que prefacia a obra, define bem o que Heróis da Paz – O que ganhadores do Prêmio Nobel da Paz têm a nos dizer, de Irwin Abrams e tradução de Thiago Nasser, oferece ao leitor.

Entre os trechos selecionados por Abrams, destacam-se personalidades como Dalai Lama (1989), que afirmou: “A paz, no sentido da ausência da guerra, é de pouco valor para uma pessoa que esteja morrendo de fome ou frio. […] A paz poderá durar apenas onde os direitos humanos são respeitados, onde as pessoas são alimentadas, onde os indivíduos e as nações são livres.” Já a fala de Nelson Madela (1993) é uma profissão de fé: “que as futuras gerações nunca digam que a indiferença, o cinismo e o egoísmo nos fizeram fracassar na tentativa de estar à altura dos ideais de humanismo encapsulados pelo Prêmio Nobel da Paz.”

São sete capítulos temáticos, cada um deles composto por diversos trechos dos discursos pronunciados pelos ganhadores dessa importante honraria – entre eles Al Gore Jr., Albert Schweitzer, Bertha von Suttner, Dalai Lama XIV, Desmond Tutu, Eisaku Sato, Jimmy Carter, Kim Dae-Jung, Kofi Annan, Lech Walesa, Linus Pauling, Madre Teresa, Martin Luther King Jr., Nelson Mandela, Oscar Arias Sánchez, Wangari Maathai, e muitos outros.

Irwin Abrams, norte-americano falecido em 2010, foi professor emérito da Universidade Antioch e a principal autoridade mundial em história do Prêmio Nobel da Paz. É dele a edição autorizada do livro Nobel Peace Lectures, 1971-1995 (Discursos do Nobel da Paz, sem edição em português), baseado nos volumes de Les Prix Nobel (Os Prêmios Nobel), anuário oficial do prêmio. Membro do grupo religioso Quaker, ele foi, durante toda a sua vida, ferrenho defensor da paz. Entre outros feitos, participou do socorro em tempo de guerra e pós-guerra e dos trabalhos de reconstrução feitos pela American Friends Service Committee – organização dos EUA filiada ao quaquerismo que se dedica a trabalhos humanitários voltados para a paz e a justiça social –, ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 1947.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.