Livro trata de programas infantis da TV e inaugura Coleção Cultura, Mídia e Escola

14/08/2007 — Assessoria de Comunicação

Para apresentar uma reflexão sobre a televisão feita para as crianças, Cláudio Magalhães discorre sobre os programas infantis da Tv comercial e da Tv dita educativa e surpreende ao mostrar que “as distinções que poderiam explicar as diferenças entre o que é e o que não é um programa educativo são tênues e carregadas de pressupostos e preconceitos”. O que seria um programa educativo na Tv? Em que teorias pedagógicas se apóiam os programas infantis da Tv Comercial e da Tv Educativa? Que lugar ocupa a televisão na educação das crianças? TV educativa implica a interação entre profissionais da educação e da comunicação ainda em seus percursos formativos? Essas são algumas questões sobre as quais o autor se debruça no livro Os programas infantis da TV – Teoria e prática para entender a televisão feita para as crianças escapando ao pensamento maniqueísta e simplificador que impera quando o assunto é a relação entre a criança e a televisão, ou seja, entre a educação e a mídia. O livro faz parte da nova coleção criada pela Autêntica Editora, intitulada: Cultura, Mídia e Educação.

Cláudio Magalhães analisa dois programas televisivos: “Castelo Rá-Tim-Bum” e “TV Xuxa”, sendo o primeiro exibido em uma emissora dita educativa e o segundo em uma tv comercial. Desse trabalho, escapando à visão maniqueísta que demoniza a TV, o autor extrai questionamentos e discussões que merecem ser lidos por quem quer compreender bem a tv feita para as crianças seja porque é pai ou mãe, educador, pesquisador, profissional da comunicação ou quer se comprometer com a melhoria desse, que ainda é o veículo de maior influência na sociedade: a televisão.

Imagine, então, a importância de se debruçar sobre esse veículo de modo a entender melhor os mecanismos de produção televisiva para crianças? Gabriel Priolli, na introdução do livro, diz: “É torturante imaginar que uma caixa de sons e luzes possa ter mais influência sobre os nossos filhos do que a nossa palavra e nossos gestos”.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (11) 3034-4468.

← Voltar

Vendas institucionais e licitações
International calls
+55 (11) 3034 4468
Belo Horizonte
Rua Carlos Turner 420, Bairro Silveira,
Belo Horizonte - MG, CEP 31140-520,
Tel. (31) 3465-4500
São Paulo
Av. Paulista, 2073, Conjunto Nacional,
Horsa I, 23º andar , Conj. 2310, 2311, 2312
Cerqueira Cesar, São Paulo - SP, CEP 01311-940,
Tel. (11) 3034-4468

Pesquisar Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.