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Livro trata de pesquisa escolar, seus desafios e estratégias para converger interesses de professores, estudantes e bibliotecários

26/05/2010 — ADCom Comunicação Empresarial

Livro trata de pesquisa escolar, seus desafios e estratégias para converger interesses de professores, estudantes e bibliotecários

Na atualidade, ambiente escolar precisa se adaptar às novas tecnologias de comunicação e informação na hora de elaborar pesquisas

O livro “Como orientar a pesquisa escolar: Estratégias para o processo de aprendizagem” (Autêntica Editora, R$ 39,00, 238 páginas, formato 16 cm x 23 cm – 0800 28 31 322), de autoria de Carol Collier Kuhlthau, foi traduzido e adaptado pelo Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (GEBE), composto por: Bernadete Campello, Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Carlos Alberto Ávila Araújo, Márcia Milton Vianna, Maria da Conceição Carvalho, Paulo da Terra Caldeira e Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu.

Sequência do livro “Como usar a Biblioteca Escolar”, também de autoria de Carol Kuhlthau e com tradução e adaptação do grupo GEBE, a proposta de “Como orientar a pesquisa escolar” é oferecer à comunidade escolar e aos demais interessados em pesquisa e educação, elementos para se pensar a prática da aprendizagem pela pesquisa e suas especificidades, como localização, seleção e uso de informações. Trata-se de uma abordagem da enquete escolar embasada na série de estudos acadêmicos realizados pela autora, registrados desde a década de 1980, e que revelam a complexidade da aprendizagem pela busca e pelo uso da informação.

Com a leitura deste livro, escolas, professores e bibliotecários que desejam implementar processos de aprendizagem construtivas encontrarão ideias para colocá-las em prática. A obra também oferece uma metodologia para conduzir estudantes pelo processo de pesquisa escolar, além de mostrar como são examinados e definidos os papeis do professor e do bibliotecário no processo. Para isso, lança luzes sobre alguns questionamentos: Que habilidades as pessoas necessitam ter para obter êxito em um ambiente dinâmico, repleto de informações e mudanças rápidas? Como orientar uma pesquisa escolar neste cenário mutável e veloz, marcado pelas novas tecnologias de comunicação e informação?

Em “Como orientar a pesquisa escolar”, a biblioteca da escola revela-se como um recurso didático importante. Isso não significa, entretanto, que escolas que não tenham biblioteca estejam impedidas de usar a metodologia que, entre outras questões, prevê a realização individual do processo por cada estudante, mesmo sabendo que trabalhos de pesquisa escolar, via de regra, são feitos em grupo. Isto porque foi considerado necessário o aluno passar, pelo menos uma vez, pela experiência de se envolver totalmente com o processo e aprender a se responsabilizar por sua aprendizagem.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

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