Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro trata da busca pela beleza do corpo e sua relação com o envelhecimento

15/10/2008 — Assessoria de Comunicação

Mostrar como a indústria antienvelhecimento, auxiliada pela mídia, instiga as pessoas a comprarem produtos e buscarem a juventude eterna através de dietas específicas, exercícios físicos e maquiagens excessivas. Esse é o objetivo do autor Pedro Paulo Monteiro em “A beleza do corpo na dinâmica do envelhecer”, segundo livro da coleção Envelhecer e Viver, da Gutenberg Editora.

Hoje vivemos no período do corpo perfeito e da estética sem ética, e muitas pessoas acreditam que sustentar o mito da beleza é fundamental. Nossa cultura valoriza, cada vez mais, a estética do corpo jovem, perfeito. Homens e mulheres, novos ou velhos, estão obstinados em seguir o padrão de estética vigente, para se sentirem orgulhosos e bem-sucedidos. O autor busca alertar as pessoas sobre os excessos cometidos ao “se cuidarem”, para manter a beleza física.

Para Pedro Paulo, a beleza se tornou uma questão de saúde pública: “Para se adquirir beleza é preciso se cuidar. É preciso também buscar terapias para melhorar a aparência. Quem nunca ouviu falar nos tratamentos de beleza? Será que a beleza precisa ser tratada? O feio, pelo olhar alheio, passou a ser considerado um doente necessitado de cuidados? Mas o que é ser feio ou bonito? A questão é muito complexa”, diz.

Esse livro apresenta um novo olhar para a beleza na velhice, alertando aqueles que sempre sofrem diante do espelho e os que crêem no envelhecimento como a perda da beleza com o passar dos anos. A reflexão sobre a beleza do corpo e o envelhecimento não é uma contradição. Se envelhecer é um processo contínuo de aprimoramento do ser, a beleza, no seu sentido mais profundo, pode ser buscada com muito mais facilidade na velhice. Se a aparência é apenas um reflexo daquilo que somos, então a beleza na velhice pode se revelar com mais magnitude do que se revelaria na juventude.

Pedro Paulo Monteiro é mestre em Gerontologia pela PUC-SP e, há vinte anos, utiliza a sua abordagem terapêutica corporal e existencial para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Fisioterapeuta especializado em Neurologia, é professor de Geriatria e Gerontologia na graduação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e da Pós-Graduação em Psicossomática na Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, na qual aborda os temas Psicofísica e Ecologia Humana.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.