Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro mostra como promover e proteger a diversidade cultural

23/06/2008 — Assessoria de Comunicação

Com o compromisso de conscientizar sobre o valor e a necessidade da defesa da diversidade cultural, nomes como Jurema Machado, representante da UNESCO, Giselle Dupin e François de Bernard, representante da ONG Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre as Mundializações (GERM) no Brasil e presidente da instituição, se reuniram com professor e doutor em Comunicação e Cultura José Márcio de Barros para a produção da coletânea Diversidade cultural – da proteção à promoção, fruto do 1º Seminário Diversidade Cultural – o debate internacional para sua preservação, realizado em 2005 e posteriormente em 2007, em sua segunda edição.

De acordo com o organizador do livro, José Márcio, “a Diversidade Cultural e seus instrumentos de promoção e proteção, demandam uma nova práxis, ancorada no olhar crítico sobre a realidade, mas também numa ação criativa e transformadora”. Ao disponibilizar o conteúdo do segundo seminário, o organizador pretende, com os demais autores, fortalecer as iniciativas que acontecem no Brasil e em todo o mundo com o objetivo de promover e debater a diversidade cultural.

No livro, que chega ao mercado pela Autêntica Editora em parceria com a Editora PUC Minas, são contemplados os seguintes temas: cultura, diversidade e desenvolvimento humano; promoção e proteção da diversidade cultural – atual estágio; diversidade cultural e desenvolvimento humano; a música, a dança e o diálogo intercultural e diversidade cultural e educação. Com base nesses temas, são discutidas questões como educação indígena, diversidade étnico racial, situação da educação brasileira, o governo brasileiro e sua relação com a diversidade, entre outros. Além disso, o leitor poderá conferir entrevistas com o embaixador Guilhermo Rischynski, com a bailarina e coreógrafa Dudude Hermann e com o DJ Paco Pigalle.

Trata-se de um livro que reúne diversas vozes sobre diversidade cultural, desenvolvimento humano, educação e artes, elementos que precisam ser promovidos e protegidos, com a ajuda de cada um de nós, a partir do reconhecimento do atendimento a essa necessidade para a construção de uma sociedade justa, igualitária e rica em manifestações culturais e no processo de construção identitário.

Um livro voltado a educadores, professores, pesquisadores, profissionais de ensino em geral, profissionais de comunicação, artes, Ciências Sociais e demais áreas Humanas.

A publicação foi realizada pela parceria da PUC Minas com a Usiminas, o Ministério da Cultura, a FAPEMIG, entre outras instituições.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.