Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro infantil sobre direitos dos idosos estréia coleção da Autêntica

08/09/2009 — Assessoria de Comunicação

Mostrar às crianças que o idoso também tem direito a uma vida digna e respeitada por todos. Com essa missão, de levar aos pequeninos a problemática tratada no Estatuto do Idoso, as autoras Malô Carvalho (texto) e Suzete Armani (ilustrações) lançam, pela Autêntica, o livro infantil Gente de muitos anos. A obra inaugura a coleção No Caminho da Cidadania, que irá abordar, de forma lúdica e didática, temas fundamentais para a formação de crianças. Com um texto leve e, principalmente, cativante, a publicação traz ilustrações tridimensionais, imagens moldadas com massa de modelar, montadas em pequenas cenas e fotografadas. E mais: acredita nesse recurso para chamar a atenção de garotada para os direitos dos idosos, contribuindo para a formação cidadã desses pequenos leitores. Sancionado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003, o Estatuto do Idoso é um instrumento fundamental para o exercício da cidadania, desde que seja possível transformar leis e artigos em ações. E é esse o objetivo maior desta publicação.

Para Malô Carvalho, os livros da coleção tratarão de assuntos importantes para o desenvolvimento do caráter das crianças: “o objetivo da coleção No Caminho da Cidadania é apresentar às crianças situações para análise e reflexão sobre valores e atitudes fundamentais à formação moral e cidadã, por meio de exemplos do cotidiano retratados de forma lúdica e divertida. O tema ‘Idosos’, ou ‘gente de muitos anos’, deu início à materialização do meu sonho de trabalhar com as crianças. Este foi o primeiro volume da coleção a ser desenvolvido, inaugurando as temáticas sociais que pretendemos abordar: crianças, animais, professores, água, entre outros.”

De acordo com a ilustradora Suzete Armani, Gente de muitos anos surgiu com o propósito de mostrar às crianças que a velhice é um processo natural do ser humano e que todos os idosos devem ser respeitados. “O tema nasceu com a finalidade de aprofundar o relacionamento e o respeito entre as gerações”, enfatiza.

Envelhecimento em pauta

O tema central do livro Gente de Muitos Anos, o envelhecimento, suas concepções e suas possibilidades, emerge também em outros títulos da Autêntica. Destaque para o livro Envelhecer: Histórias, encontros e transformações, do gerontólogo Pedro Paulo Monteiro, indicado ao Prêmio Jabuti, em 2002. Da mesma autoria, os livros A Beleza do Corpo na dinâmica do envelhecer e Envelhecer ou morrer, eis a questão integram a coleção Envelhecer e viver, nova aposta da Editora em parceria com Pedro Paulo Monteiro, que coordenada o projeto editorial. Além destes títulos, outros dois também são referências no assunto: O sujeito não envelhece – Psicanálise e Velhice e Escrita de uma memória que não se apaga – envelhecimento e velhice, da psicanalista Ângela Mucida.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.