Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro de contos marca estréia de Adriano Macedo na Literatura

24/06/2008 — Assessoria de Comunicação

“Um mosaico de situações que exploram as angústias do ser humano e expõem os personagens aos seus íntimos momentos de tensão.” Assim o jornalista Adriano Macedo define O retrato da dama, seu livro de estréia que será lançado neste sábado (28), a partir das 19h, na livraria Café com Letras (Rua Antônio de Albuquerque, 781, Savassi). A coletânea é uma publicação da Autêntica Editora – com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte – e reúne 10 contos escritos na última década.

O conto que dá nome ao livro surgiu a partir de uma viagem que o autor realizou a Paris, em 1998. “Foi quando me deparei, assim como o personagem do conto, com esse quadro exposto no Museu d’Orsay”, diz Adriano. “Para o personagem Ari, a tela tem significados distintos. Para mim, foi um momento simbólico, de sincronia, um rito de passagem para que eu tomasse a decisão de escrever literatura.”

No livro, o autor fez uma seleção por afinidades de temas tão antigos quanto a história do homem: envelhecimento, solidão, ciúme, vingança, culpa, luxúria e cobiça. “A sobriedade na composição dos conflitos básicos dos personagens e suas resoluções é um dos pontos altos da obra”, afirma o romancista Antônio Torres, que assina as orelhas do livro.

Sobre o desafio de iniciar a carreira literária com uma coletânea de contos, Adriano Macedo pondera: “Não sei avaliar como está o mercado literário, mas tenho percebido que o gênero conto tem conquistado bons espaços, com um número cada vez maior de novos autores da literatura brasileira”.

O autor:

Nascido em Belo Horizonte em 1972, Adriano Macedo é graduado em jornalismo, pela PUC Minas. Antes mesmo de se formar, fundou em 1990 um jornal de bairro e passou a se dedicar a publicações empresariais na capital mineira. Trabalhou na Gazeta Mercantil como editor do suplemento Minas Gerais, sem, no entanto, deixar de lado a vocação literária.Nos últimos seis anos, Adriano exerceu a direção executiva do Salão do Livro de Belo Horizonte, o que lhe colocou em contato direto com o mercado editorial brasileiro. Em 2005, passou uma temporada em Paris, desenvolvendo a pesquisa intitulada Trilhas Literárias. Ele tem contos publicados em revistas eletrônicas como Tanto (no Brasil) e Triplo V (Portugal).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.