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Livro apresenta novo olhar sobre o vinho e sua indústria

08/08/2008 — Assessoria de Comunicação

Autora compara Brasil e Argentina e analisa a indústria do vinho sob o viés político, econômico, cultural e de consumo

A reconfiguração do campo do vinho na contemporaneidade, que teve início especialmente a partir da década de 80 e continua provocando uma série de transformações produtivas, comerciais e ideológicas em vários países, teve como estímulo mudanças socioeconômicas e político-culturais de âmbito mundial. Reconhecendo a complexidade desse cenário, bem como a necessidade de lançarmos um olhar curioso para o setor vitivinícola, Miriam Aguiar trata no livro O Vinho na era da técnica e da informação – Um estudo sobre Brasil e Argentina (Autêntica Editora) da difusão midiática da cultura e do consumo do vinho frente ao crescente fenômeno de globalização do produto nas últimas décadas.

Como são as práticas de comunicação e promoção da intensa ação difusionista do setor do vinho na atualidade? De que forma contribuem para o projeto expansionista transnacional da indústria do vinho?Quais são os elementos do arsenal político e simbólico que alimenta o discurso do vinho? Como se caracteriza o chamado “Novo mundo do vinho”- que chega depois de um período de transformações do vinho em seu processo produtivo, comercial e comunicativo-promocional – e reconfigura o setor vitivinícola no que diz respeito ao seu consumo e à sua difusão midiática? O que esse estudo comparado entre países com representações tão diferentes na indústria do vinho revela?

A autora apresenta aqui uma recapitulação histórica do desenvolvimento do setor e tece uma análise crítica do panorama vitivinícola, que sofreu alterações a partir das últimas décadas do século XX, em âmbito internacional. É sob essa perspectiva diferenciada que Miram Aguiar nos apresenta a nova cara do vinho, adaptado às especificidades contemporâneas de consumo, cultura e sociabilidade.

A autora:

Míriam de Aguiar Barbosa é publicitária, mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo (USP). Já atuou profissionalmente nas áreas de promoção de eventos culturais, assessoria de imprensa, publicidade e no mercado de vinhos. Ingressou na carreira acadêmica, em 1999, e hoje atua como coordenadora e professora de Comunicação Social da Faculdade Promove de Belo Horizonte. É também pesquisadora científica de comunicação e consumo. Este livro apresenta resultados de sua pesquisa de doutorado, desenvolvido entre os anos de 2003 e 2006, sobre o universo do vinho contemporâneo.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

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