Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Livro apresenta contribuições de Henri Bergson, um dos filósofos mais traduzido no mundo

23/11/2007 — Assessoria de Comunicação

Lido nos cinco continentes, o filósofo Henri Bergson tornou-se o autor de língua francesa mais traduzido no mundo após a publicação da obra A evolução criadora, que completa 100 anos de existência. Com repercussão mundial, o texto gerou polêmica e resultou em inúmeros estudos sobre Bergson e sua obra, que ainda encontra eco no pensamento contemporâneo. Prêmio Nobel de Literatura em 1927, o filósofo foi um dos mais importantes pensadores do início do século XX. Porém, como mostram os autores do livro Imagens da imanência – escritos em memória de H. Bergson, recém-publicado pela Autêntica Editora, o filósofo permanece vivo em cada estudo que provoca, em cada deslocamento de olhar que instiga, assim como por meio das implicações de sua obra que podem ser percebidas na contemporaneidade.

Para Bergson a filosofia não se opõe à “não-filosofia”, ao contrário, dialoga com ela. Extrapolando o campo estrito do campo filosófico, a diversidade da obra bergsoniana pode ser percebida por sua interseção com a literatura, as artes, a física, a medicina, a antropologia, a comunicação, enfim, outras áreas que não a filosófica. E é para apresentar as contribuições de Bergson para o pensamento contemporâneo que Eric Lecerf, Siomara Borba e Walter Kohan organizaram esse livro.

Um dos textos apresenta anotações de uma aula de Bergson sobre o filósofo Spinoza. Em seguida, as contribuições de Bergson para a contemporaneidade e seu diálogo com a educação são contempladas. Na seqüência, o texto “Bergson hoje, virtualidade, corpo, memória” chama a atenção para uma das marcas mais notáveis do filósofo: “a idéia de que o real não deve ser confundido com a pura e simples atualidade”.

As concepções de Bergson sobre o tempo, a metafísica, a intuição, entre outros temas, são também abordadas em alguns textos, que mostram, ainda, a introdução dos estudos de Bergson no Brasil. Artigos que se seguem, entrecruzam Bergson com outros nomes como Deleuze, Sartre, Heidegger e Lyotard e mostram como sua obra é flexível e produtiva.

Esses são alguns dos temas apresentados nesse livro que atesta a atualidade e a força do pensamento bergsoniano. Ao se debruçarem sobre a vida e a obra desse filósofo francês, os autores apresentam aqui textos relevantes não só para acadêmicos, filósofos, pesquisadores, educadores, mas, substancialmente, para aqueles que desejam refletir sobre o hoje e, mais do que encontrar respostas, serem provocados a questionar diferentes aspectos da contemporaneidade.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.