Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Linguistas analisam linguagem e leitura dos hipertextos digitais

15/06/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

As tecnologias digitais mudaram radicalmente as formas de comunicação, leitura e escrita. É sobre esse tema tão atual que trata o livro Hipertextos na teoria e na prática, resultado da reunião de trabalhos de seis pesquisadores em estudos linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), agora lançado pela Autêntica Editora. Organizado por Carla Viana Coscarelli, da Faculdade de Letras, a obra discute linguagens, leitura, tecnologias e educação.

Os artigos que compõem o livro são resultados de pesquisas desenvolvidas com o objetivo de compreender melhor como se dá a leitura de hipertextos digitais, até que ponto ela é diferente da leitura do impresso e que interferências algumas escolhas têm no trabalho do leitor com esse texto que traz links e imagens e que tem uma navegação própria.

A obra aborda desde a conceituação teórica sobre o cenário das tecnologias digitais, passando pelos hiperlinks em enciclopédias digitais, pela navegação em homepages e leitura de textos contínuos e descontínuos, até a comparação entre a leitura da interface gráfica e a das páginas e telas de jornais.

Sobre a organizadora – Carla Viana Coscarelli é professora da Faculdade de Letras da UFMG, onde fez mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos. Tem pós-doutorado em Ciências Cognitivas pela University of California, San Diego. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre a leitura em ambientes digitais e sobre o letramento digital. Publicou vários trabalhos, entre eles os livros Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar e Letramento digital (com Ana Elisa Ribeiro), pela Autêntica Editora, e Oficina de leitura e produção de textos, pela Editora da UFMG. Coordena o Projeto Redigir, que analisa e produz atividades para o ensino de leitura e produção de textos em língua portuguesa.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.