Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Historiador francês lança no Brasil obra que reflete sobre presentismo e experiências do tempo

04/03/2013 — Assessoria de Comunicação

Formada para atender professores e alunos de história com livros ainda não traduzidos para o Brasil, a Coleção História e Historiografia, elaborada pela Autêntica Editora, ganha seu oitavo volume: Regimes de historicidade – Presentismo e experiências do tempo, de François Hartog e traduzido por Andréa Souza de Menezes, Bruna Beffart, Camila Rocha de Moraes, Maria Cristina de Alencar Silva e Maria Helena Martins. Hartog, um dos grandes historiadores franceses da atualidade, também é autor de outro livro da coleção, Evidência da História – O que os historiadores veem, lançado em 2011.

O presentismo é tema de reflexão do autor em sua nova obra, que interroga sobre as mudanças na forma de percepção do transcurso do tempo pelo homem contemporâneo e nas relações, significados e concepções que, em decorrência dessas mutações, ele estabelece, atribui e elabora em relação às categorias de passado, presente e futuro. Diante da força da valorização do tempo presente pela sociedade contemporânea, e de sua aceleração crescente, Hartog propõe aos historiadores um olhar distanciado para se desgarrar do presente, e uma análise dos problemas sociais sob nova ótica. Ignorando as fronteiras disciplinares, o historiador elege o tempo como seu objeto de estudo contrastando experiências e vivências do tempo em formulações antigas e modernas, para ilustrar como este presente presentista, nas suas várias facetas, é vivido na sociedade contemporânea.

Regimes de historicidade – Presentismo e experiência do tempo é o resultado de mais de três décadas de prática historiográfica de François Hartog, através da qual a experiência contemporânea do tempo é problematizada por meio de um esforço conceitual que oferece pistas importantes para pensar o tempo, o presente presentista e como os diferentes lugares e épocas variaram as articulação do passado, presente e futuro na sociedade e na historiografia.

Sobre o autor – François Hartog é historiador, doutor em Historiografia Antiga e Moderna e professor das mesmas disciplinas na École des Hauts Études em Sciences Sociales, na França. É membro dos importantes institutos de História Centre Louis Gernet de Recherches Comparées sur les Sociétés Anciennes e Centre de Recherche Historique. É também um dos fundadores da Association des Historiens, associação dos historiadores da França, e já publicou diversos livros sobre História e Historiografia.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.