Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Grupo de bonecos Giramundo estreia coleção de recontos de histórias populares

04/09/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Criado por Álvaro Apocalypse, sua esposa Tereza Veloso e Maria do Carmo Vivacqua, o grupo mineiro Giramundo conta histórias com seus bonecos de fantoche nos palcos do Brasil e do mundo há mais de 40 anos. Agora, convidados pela Autêntica Editora, os artistas dos títeres se aventuram pelo universo da literatura infantil. O Grupo Giramundo, com a colaboração da premiada escritora Sonia Junqueira, cria uma inusitada coleção de histórias populares recontadas com sotaque e simpatia brasileira. Essa parceria de peso traz, em sua primeira edição, três recontos: Chapeuzinho Vermelho, na versão clássica dos Irmãos Grimm, o conto moçambicano O elefante escravo do coelho e a famosa história do folclore nacional A mula sem cabeça.

Indicado para crianças a partir de 8 anos, a coleção Giramundo Reconta inicia cada história com o Zé do Conto, personagem criada especialmente para narrar as histórias. Sempre com a frase “Então foi que era uma vez…”, Zé inicia seus contos de modo divertido e simples, convidando o jovem leitor para um mundo repleto de emoção, suspense, fantasia. Mostra uma versão enriquecida da Chapeuzinho Vermelho que enfrenta sozinha o percurso até a casa da avó, cantarolando uma canção alegre para afastar o medo da floresta. Em O elefante escravo do coelho, conto popular de Moçambique, recria a história de um elefante enganado por um coelho astuto. E traz uma versão bem particular da temida personagem do folclore brasileiro, a mula sem cabeça, que encontra Antônio Zacarias, ou “Tonho”, para os amigos, jovem viajante que decide capturá-la para desvendar o mistério que ronda o mito.

Os livros mostram cenários criativos e personagens feitos de madeira, tecido, palha, aniagem, massa de modelar e outros materiais – sempre de acordo com o ambiente em que se passa cada história – que criam vida e personalidade a cada página. O Grupo Giramundo, aplaudido no Brasil e no exterior por suas performances no teatro de bonecos, encanta desta vez com estes três lançamentos da Autêntica Editora, com belas imagens e histórias bem contadas.

Sobre o Grupo Giramundo – O Grupo Giramundo, sediado em Belo Horizone, foi criado em 1970 por Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Maria do Carmo Vivacqua, inicialmente com o intuito de criar filmes de animação. Hoje é uma usina de pesquisa e criação. Sua estrutura envolve atividades de teatro, museu e escola. Desde sua criação, o grupo criou 33 peças de teatro, centenas de bonecos, enveredou pelos campos da animação stopmotion, do cinema e dos programas para TV. Se apresenta em diversos países e em todos os estados brasileiros, tendo sempre uma agenda concorrida e variada.

Sobre a autora dos recontos – Sonia Junqueira mora em Belo Horizonte, depois de ter vivido quase duas décadas em São Paulo. Publicou dezenas de livros, muitos deles premiados. Tem seu próprio escritório editorial e trabalha como editora free-lancer na área de literatura infantil e infanto-juvenil.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.