Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Grupo Autêntica anuncia programação para a XIX Bienal Internacional do Livro do Rio

21/08/2019 —

Novas capas da série Fazendo meu Filme, de Paula Pimenta; K-Pop – Além da Sobrevivência; Turma da Mônica Jovem: Um convite inesperado e O Clube dos Youtubers estão entre os lançamentos do evento; destaque também para a autora japonesa Kanae Minato, que representará o país homenageado dessa edição

O Grupo Autêntica acaba de anunciar sua agenda para a XIX Bienal Internacional do Livro do Rio, que acontece entre os dias 30 de agosto e 08 de setembro na capital fluminense. Um dos principais eventos literários do Brasil terá uma programação intensa, com a presença de autores e autoras nacionais, uma convidada internacional – a japonesa Kanae Minato, que virá ao Brasil pela primeira vez –, lançamentos e sessões de autógrafos.

A estratégia de participação no evento mira o leitor que já tem uma relação afetiva com os livros e autores convidados. “Apostamos em projetos bem-sucedidos e esperados pelo público. Nossa expectativa com isso é ter um crescimento de 20% em vendas em relação à última edição da Bienal”, explica Judith de Almeida, gerente comercial do Grupo.

O estande do Grupo, localizado no Pavilhão Azul (H55/I95), ocupará uma área de 150 m2 e contará com cerca de 500 títulos, totalizando mais de 20 mil livros em exposição. Está prevista uma ação de lançamento do novo selo do Grupo, dedicado à Literatura Infantil e Juvenil: o Yellowfante.

Lançamentos e sessões de autógrafos no estande
No primeiro final de semana, o destaque fica por conta do lançamento de K-Pop – Além da sobrevivência: Tudo o que você ainda precisa saber sobre a cultura pop coreana (Gutenberg), escrito por Babi Dewet, Érica Imenes e Sol Paik. Se você gostou de aprender sobre K-Pop no Manual de sobrevivência, neste livro você vai mergulhar ainda mais fundo em tudo o que diz respeito à Hallyu, a onda coreana no Ocidente, e entender por que a música da Coreia do Sul encanta tantos jovens pelo mundo. As sessões de autógrafos com Babi Dewet e Érica Imenes acontecem nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, às 14h.

Babi também autografa os livros de sua autoria no dia 31 de agosto, às 17h, e volta ao estande para um novo encontro com o público no dia 07 de setembro, às 11h.

Outra grande atração será Kanae Minato, que virá ao Brasil pela primeira vez, representando o Japão, país homenageado dessa edição da Bienal. A autora lançará seu novo livro, Penitência (Gutenberg, tradução de Elisa Nazarian), um suspense psicológico que promete repetir o sucesso de Confissões, romance de estreia que vendeu mais de três milhões de exemplares em seu país de origem. A sessão de autógrafos acontece no dia 02 de setembro, às 17h30.

No dia 5 de setembro, às 20h, o estande recebe Filipe Vilicic, editor da VEJA, para a sessão de autógrafos do livro O clube dos youtubers (Gutenberg), após participação na programação oficial do evento. O livro aborda um fenômeno recente: a geração de youtubers que, nos últimos 10 anos, se transformaram nos mais importantes e relevantes influenciadores da juventude brasileira. Estão entre eles nomes como Felipe Neto, Kéfera, Whindersson Nunes, Júlio Cocielo, Gregório Duvivier, Fábio Porchat, Kibe, Mandy Candy, Liniker, KondZilla, Henrytado, RezendeEvil, Marco Túlio (o Authentic Games) e Cauê Moura. Vilicic retorna ao espaço no dia 07 de setembro, às 17h.

No dia 06 de setembro, as atrações serão Fernanda Nia, autora da série Como eu realmente… (Nemo), às 16h; e Bárbara Morais, autora da Trilogia Anômalos (Gutenberg), às 18h30. Eric Novello e Felipe Castilho também marcam presença no estande após suas participações na programação oficial do evento, nos dias 06 e 08 de setembro, respectivamente.

Uma das maiores apostas do Grupo Autêntica para esta Bienal será o lançamento, no último final de semana do evento, das novas capas da série Fazendo meu Filme (Gutenberg), sucesso editorial da mineira Paula Pimenta. Os livros ganham nova identidade, fortalecendo o diálogo com as leitoras e os leitores de hoje, sem perder a essência que vem marcando toda uma geração. A escritora fará duas sessões de autógrafos no estande: no dia 07 de setembro, às 14h; e no dia 08 de setembro, às 11h.

Os últimos dias também terão sessão dupla de autógrafos com as autoras de Turma da Mônica Jovem: Um Convite Inesperado (Nemo), que reúne as personagens em quadrinhos mais queridas do Brasil – Mônica, Magali, Marina e Denise – em quatro contos inéditos. As escritoras Babi Dewet, Carol Christo, Melina Souza e Pam Gonçalves estarão ao lado de Mauricio de Sousa no dia 07 de setembro, às 19h30. Uma segunda sessão está marcada para 08 de setembro (domingo), às 14h, com Babi Dewet, Carol Christo, Melina Souza, e Pam Gonçalves.

Outros lançamentos prometem movimentar o mercado
Anne de Green Gables, de Lucy Maud Montgomery, ganha nova edição da Editora Autêntica, com tradução de Márcia Soares Guimarães. Publicado pela primeira vez em 1908, o clássico que conta a história da simpática Anne Shirley já vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. A obra, frequentemente comparada a Pollyanna, também publicada pela Autêntica em 2016, foi traduzida para mais de 20 idiomas e adaptada para o teatro, para o cinema e para a Netflix, que a transformou na série Anne with an E.

Pela Vestígio será lançado O mundo ainda é jovem, do italiano Domenico De Masi (tradução de Sieni Cordeiro Campos e Reginaldo Francisco). O livro oferece ao leitor um instantâneo do tempo contemporâneo, um quadro realista e carregado de esperança, que tem como ponto de partida a verificação sociológica do senso de desorientação que caracteriza a sociedade. Temas como longevidade, trabalho e engajamento, conceitos de natureza sociológica, como os de classe e gênero, ou mais próprios da psicologia, como medo e felicidade, ganham as páginas da obra.

Pela Gutenberg a novidade será A última mentira que contei, de Riley Sager (tradução de Nilce Xavier). Neste livro, o autor de Sobreviventes, parte de uma brincadeira feita por quatro amigas para contar a história do desaparecimento de três delas. Emma, a única que voltou para casa, parte em busca da verdade, 15 anos depois do ocorrido.

O selo Autêntica Business, um dos mais prestigiados do Brasil quando o assunto é administração de empresas, marketing e vendas, lança Nômade Digital: um guia para você viver e trabalhar como e onde quiser. Escrito por Matheus de Souza, considerado atualmente a maior autoridade sobre o assunto no país, o livro mostra o passo a passo para aqueles que estão pensando em abandonar a vida de escritório, desmistificando o estereótipo de “mochileiro itinerante” e revelando como se preparar para viver todas as facetas desta jornada.

Palmares de Zumbi, de Leonardo Chalub com xilogravuras assinadas por Luis Matuto, é outro lançamento da Nemo. O livro faz a releitura da saga de um dos maiores heróis negros do Brasil, jogando uma nova luz não só sobre este grande homem – guerreiro, capoeirista, rei –, mas também sobre um Palmares que não seria o que foi sem Zumbi. A ótica é de um vencedor, símbolo da resistência e da luta contra a escravidão.

Autênticos e Autênticas na programação da Bienal
Onze autores e autoras do Grupo Autêntica estarão presentes na programação oficial da Bienal do Livro do Rio. Confira abaixo a relação completa:

Nei Lopes: 30 de agosto, às 19h | Café Literário | Mesa: A história do Rio e suas histórias

Maria Valéria Rezende: 1º de setembro, às 16h | Café Literário | Mesa: Histórias da história

Kanae Minato: 1º de setembro, às 19h | Café Literário | Mesa: A sedução dos thrillers
02 de setembro, às 15h | Café Literário | Mesa: Como me tornei uma escritora: o nascimento das Confissões

Otávio Júnior: 03 de setembro, às 11h20 | Fórum de Educação | Mesa: Literatura infantil e periferias: escritores e formação de leitores

Maisa e Thalita Rebouças: 04 de setembro, às 17h | Arena #SemFiltro | Mesa: Ela disse, ele disse

Filipe Vilicic: 05 de setembro, às 18h | Encontro com autores | Mesa: O Clube dos Youtubers

Pam Gonçalves: 06 de setembro, às 15h | Arena #SemFiltro | Mesa: Autores sem fronteiras

Eric Novello e Bárbara Morais: 06 de setembro, às 17h | Café Literário | Mesa: Os medos reais que alimentam a ficção

Paula Pimenta: 07 de setembro, às 17h | Arena #SemFiltro | Mesa: Da literatura para o cinema, do cinema para a literatura

Felipe Castilho: 08 de setembro, às 15h | Arena #SemFiltro | Mesa: Mistério, terror e fantasia

Babi Dewet e Bruna Vieira: 08 de setembro, às 17h | Arena #SemFiltro | Mesa: Lendo a juventude

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.