Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Foucault e a crítica da verdade percorre textos seletos da vasta produção intelectual do pensador francês

25/08/2010 — ADCom Comunicação

Obra tem como objetivo enfocar uma perspectiva que constitua uma contribuição razoável para a filosofia contemporânea

Michel Foucault foi um dos pensadores franceses contemporâneos mais influentes, não apenas pela sua produção teórica, mas, sobretudo, pelo seu modo de conceber e afirmar uma posição para o intelectual. Nesse sentido, ele fez do pensamento uma prática ativa de problematizar as questões do seu tempo. Em Foucault e a crítica da verdade (Autêntica Editora, R$ 39,00, 176 páginas, formato 15,5cm x 22,5cm – 0800 28 31 322), baseado nos textos do pensador francês, o autor Cesar Candiotto* conduz o leitor a transitar por caminhos que, depois de trilhados, o reconduzem, mais equipado, ao itinerário principal. Assim, esse percurso é atravessado por breves mas cabíveis passagens sobre certos pensadores como Descartes, Nietzsche e Merleau-Ponty, entre muitos outros.

O capítulo I trabalha a questão do sujeito e da verdade no plano discursivo, retomando a obra mais estritamente arqueológica de Foucault: As palavras e as coisas. Prescinde de discorrer sobre o período que vai do Renascimento à Idade Clássica para se deter, como exemplo, na passagem da Idade Clássica à Moderna, por ser justamente então que se realça a figura do homem como sujeito cognoscente e a da verdade como verdade do conhecimento.

O capítulo II, por sua vez, onde é abordado o entrelaçamento entre o plano discursivo e o extradiscursivo, não se demora no livro mais conhecido da genealogia do poder, Vigiar e punir, para se ater, em contrapartida, a outros escritos, especialmente cursos e conferências. São relidos: A ordem do discurso, o curso intitulado A vontade de saber e as conferências pronunciadas no Rio de Janeiro, em 1974, que compõem A verdade e as formas jurídicas, entre outros.

Os capítulos III e IV são voltados para as práticas de resistências, as contracondutas ou, numa palavra, a atitude crítica. Fazem uso de um livro básico que é o volume I de História da sexualidade, mas também se alimentam, preferencialmente, de cursos como: O poder psiquiátrico; Os anormais; Em defesa da sociedade; Segurança, território, população; Nascimento da biopolítica; Do governo dos vivos; além de textos de conferências como as pronunciadas na Universidade de Louvain, em 1981.

Por fim, o capítulo V trata sobre as relações entre sujeito ético e verdade, também procede mediante “exemplificações” para as quais são prioritariamente usados os cursos A hermenêutica do sujeito e A coragem da verdade e, entre outros, o texto de uma conferência de 1982, proferida em Chicago: “O sujeito e o poder”.

Pode-se dizer que esta obra, a qual trabalha com recortes mas é bem articulada, modela-se no pensamento de Foucault que não é sistematizável, tampouco aleatório. E, principalmente, pode-se compreender que, assim como a história foucaultiana da verdade e do sujeito é uma história crítica da verdade, assim também este livro é uma perspectiva sobre essa história, é um caminho. Vale a pena seguir seus passos.

Cesar Candiotto é Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005), sob orientação de Salma Tannus Muchail, com estágio doutoral na Université Paris XII e no Centre Michel Foucault, orientado por Frédéric Gros. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Bacharel e licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991) e Bacharel em Teologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile (1997). Professor Adjunto do Curso de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Coordenador do curso de especialização Ética em Perspectiva. Organizou os livros “Mente, cognição, linguagem” (Champagnat, 2008) e “Ética: abordagens e perspectivas” (Champagnat, 2010). Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, com publicações nas subáreas de Ética e de Filosofia Francesa Contemporânea, especialmente no pensamento de Michel Foucault. Atua principalmente nos seguintes temas: Ética, Política, Vida, Cuidado, Verdade, Sujeito, Poder, Governamentalidade.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.