Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Filósofo Gilson Iannini autografa seu mais novo título em Belo Horizonte

26/03/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Lançamento de Estilo e verdade em Jacques Lacan, que discute o conceito de verdade a partir da psicanálise lacaniana, acontece na manhã de sábado, dia 31 de março, na Quixote Livraria e Café

O problema da verdade no pensamento de Jacques Lacan e suas repercussões tanto para o discurso filosófico quanto para a prática clínica são minuciosamente analisados por Gilson Iannini, em Estilo e verdade em Jacques Lacan, lançamento da Autêntica Editora, que terá sessão de autógrafos no sábado, dia 31 de março, às 10h30, na Quixote Livraria e Café, em Belo Horizonte (Rua Fernandes Tourinho, 274). A obra faz parte da Coleção Filô, coordenada por Iannini, e integra a série FilôMargens.

O desafio de repensar o tema da verdade a partir da psicanálise é o ponto de partida de sua análise, não sendo possível pensá-la sem recorrer a conceitos em que se cruzam diversos discursos, como o da filosofia, da lógica, da linguística e da literatura. Como se articulam verdade e linguagem? É possível enunciar uma verdade? De que modo? Na tentativa de responder ao paradoxal dilema de uma verdade que fala e que toca o real, mas que não possui em si mesma a sua própria veracidade, Gilson Iannini examina cuidadosamente a tese da discordância entre saber e verdade, refaz o passo a passo de todas as etapas da crítica à metalinguagem, trata o problema das relações entre ciência e psicanálise e, finalmente, analisa o estilo de Lacan como um esforço de formalizar, na escrita da psicanálise, os impasses de uma verdade que não se diz por inteiro.

Estilo e verdade em Jacques Lacan explora os possíveis impactos da teoria lacaniana da linguagem e da verdade a partir de um campo filosófico vasto, em que o autor não teme convocar e esclarecer as principais referências filosóficas do pensamento lacaniano e até mesmo algumas vertentes pouco exploradas pelo próprio Lacan, resultando, assim, em um redimensionamento de problemas psicanalíticos e filosóficos.

Clique aqui para ler o capítulo inicial da obra.

Sobre o autor – Gilson Iannini tem formação específica em Filosofia e em Psicanálise e atua nas duas áreas. Em Filosofia, é doutor pela USP e mestre pela UFMG; em Psicanálise, obteve, na Université Paris VIII, o título de Master em Psychanalyse: Concepts et Clinique. Professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFOP coordena o Programa de Pós-Graduação em Estética e Filosofia da Arte. É membro do GT de Filosofia e Psicanálise da ANPOF e da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia. Como conferencista convidado, apresentou suas pesquisas no Brasil e no exterior (Itália, França). É coordenador da Coleção Filô, da Autêntica Editora.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.