Grupo Autêntica

Autêntica Business Infantil e juvenil Yellowfante Gutenberg Nemo Vestígio Play

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

Filosofia na escola é carro-chefe da Autêntica

05/08/2009 — Assessoria de Comunicação

_Editora cria novas coleções, amplia sua área temática e traz para
o Brasil importantes obras para o ensino de filosofia_

Filosofia – O paradoxo de aprender e ensinar, de Walter Omar Kohan, e O ensino de filosofia como problema filosófico, de Alejandro Cerletti, ambos traduzidos por Ingrid Müller Xavier, inauguram a coleção Ensino de Filosofia, da Autêntica Editora. O pensar filosófico é o eixo norteador do primeiro livro, que contempla, principalmente, a relação entre quem aprende e quem ensina, dialogando com nomes como Foucault, Jacques Rancière e Jacques Derrida. A outra publicação, por sua vez, tem como foco a didática filosófica.

Consolidando o investimento da Autêntica em publicações voltadas à filosofia, a coleção chega ao mercado no mesmo momento em que são lançadas importantes obras no campo de estudos filosóficos. São elas: Vocabulário de Foucault, do argentino Edgardo Castro e com tradução de Ingrid Müller Xavier, ABeCedário de criação filosófica, escrito por 31 professores de diversos países da América Latina, de Portugal e da Itália, e Infantis – Charles Fourier e a infância para além das crianças, assinado pelo professor emérito da Universidade de Paris 8, o francês René Schérer, e traduzido por Guilherme João de Freitas Teixeira.

Este último integra a coleção Educação: Experiência e Sentido, encabeçada pelo livro O mestre ignorante – cinco lições sobre a emancipação intelectual, de Jacques Rancière, com tradução de Lílian do Valle. Além dessas duas publicações, outras nove compõem esse que é um dos projetos editorias mais importantes da Autêntica, que em seus 12 anos de existência se mantém comprometida com a produção de conhecimento na área das ciências humanas, focando também na formação de professores e na educação continuada.

Outras importantes séries da Autêntica na área filosófica são Pensadores & Educação e Temas & Educação, que reúnem obras escritas por renomados especialistas, nacionais e estrangeiros. Os livros das coleções centram-se na apresentação das ideias, dos conceitos e das teorizações do pensador ou do tema em questão e na discussão em torno de suas possibilidades e potencialidades para a educação. As coleções, que contam ao todo com 23 obras, são fundamentais para alunos e professores que pretendem se aprofundar nas discussões contemporâneas no campo da pesquisa e da prática educacionais.

Além dessas coleções voltadas para a área de filosofia, reunindo autores nacionais e estrangeiros dedicados ao tema, a Autêntica possui a coleção Estudos Foucaultianos, voltada à vida e à obra do filósofo. Os livros que compõem a coleção são: Cartografias de Foucault, organizado por Durval Muniz de Albuquerque Júnior, Alfredo Veiga-Neto e Alípio de Souza Filho; Figuras de Foucault, organizado por Margareth Rago e Alfredo Veiga-Neto; e Poder, normalização e violência – Incursões foucaultianas para a atualidade, organizado por Izabel C. Friche Passos.

Saiba mais sobre cada um dos livros:

ABeCedário de criação filosófica
Walter Omar Kohan, Ingrid Müller Xavier
Tradução: Ingrid Müller Xavier

Ousada seleção de pensamento-escrita organizada por Walter Omar Kohan e Ingrid Müller Xavier e escrita por 31 professores de diversos países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai), de Portugal e da Itália, o ABeCedário de criação filosófica vai além de um dicionário de filosofia, a partir dos conceitos dados a cada palavra utilizada, para letras do alfabeto. Fundamental para se conhecer um pouco sobre o tema, essa obra se torna ainda essencial para professores e alunos, pois em pouco tempo a filosofia será, no Brasil, disciplina obrigatória nos três anos do Ensino Médio. Afinal, a filosofia é uma forma de se relacionar com os conceitos e mundos que habitamos.

Filosofia – O paradoxo de aprender e ensinar
Walter Omar Kohan
Tradução: Ingrid Müller Xavier

Obra que recebeu menção honrosa na área de educação pela Fundação Argentina do Livro, explora a relação paradoxal que se manifesta não apenas entre um professor e um aluno de filosofia, mas em toda relação pedagógica propriamente dita. A obra é traduzida por Ingrid Müller Xavier. Filosofia – paradoxo de aprender e ensinar é uma obra muito importante, já quie discute de forma clara e objetiva a prática de ensino da filosofia na escola, onde, em pouco tempo, será disciplina obrigatória nos três anos do Ensino Médio.

Infantis – Charles Fourier e a infância para além das crianças
René Schérer
Tradução: Guilherme João de Freitas Teixeira

O livro, assinado pelo professor emérito da Universidade de Paris 8, o francês René Schérer, e traduzido por Guilherme João de Freitas Teixeira, traz ao leitor as ideias pedagógicas de Charles Fourier, além de explorar concepções sobre a infância que escapam ao corriqueiro. A obra de Schérer traz uma concepção de infância distinta daquela fundamentada na psicologia do desenvolvimento infantil, relacionada às mudanças comportamentais referentes à idade, ao andamento da vida.

O ensino de filosofia como problema filosófico
Alejandro Cerletti
Tradução: Ingrid Müller Xavier

A questão do ensino de filosofia foi, de maneira geral, reduzida ao desenvolvimento de estratégias didáticas que tentam facilitar a atividade docente. Nesse livro, nos propomos a começar por um momento prévio e refletir sobre o que se entende por ensinar filosofia e como se poderia transmitir aquilo cuja caracterização é já um problema. Mostra-se que para levar adiante a tarefa de ensinar filosofia deve-se adotar uma série de decisões filosóficas e, em seguida, elaborar os recursos mais convenientes para tornar essa tarefa possível e significativa. Essa proposta outorga aos professores e professoras um protagonismo central e os interpela, não como eventuais executores de receitas genéricas oferecidas por especialistas, mas como filósofos que recriam sua própria didática em função do contexto e das condições em que devem ensinar.

Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores
Edgardo Castro
Tradução: Ingrid Müller Xavier

Livro do argentino Edgardo Castro, com tradução de Ingrid Müller Xavier, reúne cerca de 300 verbetes sobre os principais temas foucaultianos – como experiência, loucura, história, linguagem, poder e crítica. A tradução teve a revisão técnica dos professores Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan, que o consideram um precioso instrumento de busca pelos pensamentos do filósofo: “Produto de um rigoroso e exaustivo estudo, não hesitamos em afirmar que se trata de um instrumento de trabalho precioso, fundamental, utilíssimo para os interessados em pensar com e a partir do filósofo. Com efeito, o leitor tem em mãos um sofisticado mapa de suas principais temáticas e questões. Cada verbete não apenas ‘faz referência a onde, nos escritos de Foucault, aparece cada termo, mas quer, ademais, oferecer uma indicação (às vezes sucinta, às vezes extensa) de seus usos e contextos’. Algo assim como o mais completo ‘motor de busca’ para visitar os caminhos de seu pensamento”.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.