Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Falando de Política questiona a participação popular em movimentos sociais

04/04/2011 — ADCom Comunicação Empresarial

Autor discute o desinteresse e a falta de informação do cidadão comum sobre o tema política

“Aqueles que analisam a opinião pública há muito tempo afirmam que o cidadão comum é incapaz de relatar, de maneira consistente, mesmo os fatos mais elementares a respeito da política atual; que o mínimo que uma pessoa comum sabe é retirado estritamente daquilo que é divulgado pela mídia, sem nenhuma reflexão crítica; e que a consequência disso é uma política que está mal preparada para a governança democrática.” É baseado nesta afirmação, que William Gamson questiona, em Falando de Política como é possível que tantas pessoas se tornem ativas em movimentos sociais se elas estão tão desinteressadas e mal informadas a respeito das questões políticas? O lançamento está marcado para o dia 13 de abril, às 20 horas, no IV Encontro da Compolítica, que acontecerá na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

A conclusão à qual chega o autor é uma notável refutação do senso comum acerca da inabilidade do público de construir argumentos reflexivos sobre temas políticos. Ao invés de se apoiar em dados obtidos por meio de levantamentos, como fazem muitos dos estudos sobre a opinião pública, Gamson apresenta uma análise de conversações realizadas em pequenos grupos de trabalhadores a respeito de quatro questões controversas: a ação afirmativa, a energia nuclear, o conflito árabe-israelense e os problemas enfrentados pela indústria norte-americana. Trechos de muitas dessas conversações estão transcritos no livro, que possui tradução de Ângela Cristina Salgueiro Marques.

Além disso, Gamson analisa como essas mesmas questões foram tratadas em um conjunto de discursos midiáticos, que vão desde colunas editoriais de opinião até charges políticas e noticiários televisivos, a fim de determinar se as discussões em grupo reproduzem ou não o discurso midiático.

Segundo Márcio Simeone Henriques, coordenador da coleção Comunicação e Mobilização Social, "a obra de Gamson é de grande interesse tanto para os estudos da Ciência Política quanto da Comunicação Social. Ao abordar a política que se constroi na sociabilidade cotidiana, é de fundamental importância para a compreensão das formas de mobilização social contemporâneas, especialmente sobre como todo o conjunto de conversações sobre a política tornam coletivas e públicas as mais diferentes questões. Ao enfatizar as relações que se tecem todo o tempo entre os cidadãos comuns, ilumina nossos conhecimentos sobre a formação dos públicos em nossa sociedade e nos revela uma política dinâmica que perpassa constantemente nossas vidas.”

Ele descobre que o processo de formação da opinião é mais complexo do que tem sido usualmente descrito e que as pessoas condicionam a informação disponibilizada pela mídia por meio da reflexão sobre suas próprias experiências ou sobre a experiência de conhecidos. As conversações transcritas neste livro demonstram que as pessoas são muito capazes de conduzir discussões informadas e baseadas na troca de razões sobre questões de interesse coletivo e que, embora a maioria das pessoas não seja inclinada a se tornar ativamente envolvida na política, as sementes da ação política estão presentes nas consciências de muitos. Com o estímulo apropriado, essa consciência política latente pode ser ativada, o que explica a contínua criação de novos movimentos sociais.

William Gamson é mestre em Sociologia e doutor em Psicologia Social pela Universidade de Michigan. É professor de Sociologia no Boston College e codiretor do centro de pesquisas Media Research and Action Project (MRAP). Ex-presidente da Associação Americana de Sociologia (American Sociological Association), é autor de vários livros e artigos premiados sobre discursos politicos, comunicação de massa e movimentos sociais.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.