Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Expert em finanças desvenda o funcionamento das grandes fraudes

02/07/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Especialista finlandês explica o mecanismo dos golpes mais comuns, como o colarinho branco, o esquema das pirâmides, os paraísos fiscais e as fraudes corporativas a partir dos dez maiores golpes da história

Desde que foi inventado, há pelo menos 2.500 anos, o dinheiro tem sido fraudado. Naturalmente, o ritmo aumentou na medida em que os países foram ficando mais ricos, e os negócios – e negociatas – financeiros, cada vez mais globais e complexos. Em Golpes bilionários: como os maiores golpistas da história enganaram tanta gente por tanto tempo, o renomado especialista em finanças finlandês Kari Nars analisa esses crimes, detalhando as dez maiores fraudes financeiras da história. Best-seller internacional, o livro chega agora ao Brasil pela Editora Gutenberg, e serve tanto para ajudar os incautos a se precaverem como para desvendar os mais complexos esquemas de colarinho branco.

Ao longo de nossa história, vigaristas financeiros sem escrúpulos tornaram-se mundialmente reconhecidos por suas investidas contra vítimas ingênuas. O incrível esquema da pirâmide fraudadora de Bernard Madoff, que rendeu ao investidor 65 bilhões de dólares, arruinou milhares de americanos, enganando inclusive celebridades, e o golpe do falsário austro-húngaro Victor Lustig, que conseguiu vender a Torre Eiffel por uma mala de dinheiro a um comerciante de sucata parisiense, são alguns exemplos dessas ardilosas trapaças, minuciosamente dissecadas pelo autor.

Nars explica, ainda, os métodos utilizados por cada golpista, bem como desvenda o funcionamento das fraudes mais comuns: o colarinho branco, o esquema das pirâmides, os paraísos fiscais e as fraudes corporativas. Nars também responde a questões como: por que as mulheres têm menor tendência ao crime do que os homens?, que tipo de homens são os fraudadores?, como eles conseguem enganar milhares de pessoas ricas e inteligentes?, que tipos de pessoas têm mais chance de ser suas vítimas? E, sobretudo, revela qual a regra de ouro para não se tornar uma próxima vítima: “se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é bom demais para ser verdade”.

Sobre o autor – Kari Nars é um dos experts em finanças mais respeitados da Finlândia. Ocupou diversos cargos importantes em bancos de Washington, Londres, Paris e Helsinque. Foi também presidente do Conselho do Banco da Europa por um longo período, além de diretor Internacional do Banco Central da Finlândia, diretor de Finanças do Ministério das Finanças, diretor-executivo do Banco de Helsinque e presidente e membro de vários conselhos empresariais.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.