Grupo Autêntica

Autêntica Business Infantil e juvenil Yellowfante Gutenberg Nemo Vestígio Play

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

    (31) 3465-4500 (ramal207)

Entre o sensível e o comunicacional discute a delicada relação entre comunicação e experiência estética

01/12/2010 — ADCom Comunicação

Livro estimula debate sobre os vários componentes dessa relação a partir de vários artigos sobre o tema

A relação entre a comunicação e a experiência estética se apresenta, nos dias atuais, na universidade com diversos modos de abordagens e em múltiplas e distintas perspectivas. Essa inter-relação é conflituosa por não haver complementaridade imediata entre a Estética e as Teorias da Comunicação. Para identificar os problemas dessa relação, chega ao mercado o livro Entre o Sensível e o Comunicacional (Autêntica Editora, R$ 35,00, 320 páginas, formato 15,5 cm x 22 cm – 0800 28 31 322). Organizada por Bruno Souza Leal, Carlos Camargos Mendonça e César Guimarães, a obra será lançada em 4 de dezembro, às 10h, na Livraria Ouvidor Savassi: Rua Fernandes Tourinho, 253 – Funcionários, Belo Horizonte.

Os artigos reunidos no livro apresentam proposições e entendimentos bastante distintos sobre a relação comunicação / experiência estética, que reproduzem exatamente a intenção dos pesquisadores que participaram deste volume: não oferecer uma proposta disciplinar ou teórico-metodológica unificada, mas promover e estimular o debate sobre o tema.

Discussões em torno da relação entre os fenômenos comunicativos e a experiência estética são por vezes nebulosas, pois um não complementa o outro de imediato. É preciso uma partícula aditiva que liga os termos “comunicação” e “experiência estética” para promover essa junção de maneira harmoniosa e menos problemática.

Os vinte autores que compõem essa coletânea refletem sobre essa tensão conceitual entre os dois termos e procuram formas de aproximar um do outro, discutindo questões fundamentais, como a necessidade de se pensar as origens do discurso estético; a revisão e reflexão de tradições teóricas constitutivas no campo científico da comunicação social; a investigação dos conceitos de comunicação implícitos na noção de experiência estética; o debate sobre aspectos específicos dos modos de apreensão da experiência estética como fenômeno comunicacional e a apreensão das manifestações da experiência estética nos meios de comunicação diversos.

Também é destacada na obra que a experiência estética não se reduz à ontologia dos objetos artísticos e é guiada por uma dimensão relacional que toma o lugar da ênfase comumente atribuída às propriedades imanentes ao objeto, à situação ou ao evento que, em virtude da economia interna de seus procedimentos expressivos, convoca nossa sensibilidade para experimentá-lo e compreendê-lo.

Sobre os Organizadores:

Bruno Souza Leal
Doutor em Estudos Literários pela UFMG e pesquisador do CNPq. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG e integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência e do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania (NUH) LGBT da UFMG.

Carlos Camargos Mendonça
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atua principalmente nos temas comunicação, propaganda, corpo e homossexualidade masculina.

César Guimarães
Doutor em Literatura Comparada pela UFMG, pós-doutor pela Universidade Paris VIII. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.