Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Educadores propõem uso de caleidoscópios e outros recursos no ensino da Matemática

07/01/2013 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

Aulas de matemática causam calafrios em muitos alunos. É, portanto, um grande desafio para os professores chamarem a atenção de seus alunos e romperem as resistências. A utilização de espelhos e jogos geométricos certamente contribui para tornar mais aprazível o ensino da geometria. Exemplos fascinantes de recursos educacionais na matemática das propriedades são os caleidoscópios, caleidosciclos e caleidostrótons. É o que propõem os professores de matemática Claudemir Murari e Ruy Madsen Barbosa em Conexões e educação matemática – Belas formas em caleidoscópio, caleidosciclos e caleidostrótons, lançamento da Autêntica Editora.

Na primeira parte, os autores apresentam estudos e sugestões de práticas docentes com espelhos e caleidoscópios educacionais, que constituem recursos didáticos muito interessantes para o ensino e a aprendizagem de vários conceitos de geometria plana e espacial.

A segunda parte é dedicada aos caleidosciclos, instrumentos educacionais constituídos de, no mínimo, seis tetraedros que, apesar de assemelharem-se a brinquedos, ensejam várias possibilidades de conceitos geométricos importantes.

Por último, os autores trazem como potencial prática escolar o uso do caleidostróton, um material pedagógico de fácil manipulação e de enorme caráter educativo, dadas as suas possibilidades de abordagem, aplicabilidade e abrangência.

Sob o amplo tema das belas formas, os autores analisam, de maneira detalhada, atraente e acessível a beleza intrínseca desses recursos. Único no gênero no Brasil e, possivelmente no mundo, este livro fornece diversas possibilidades de utilização desses notáveis recursos que se revelam como motivadores ou auxiliadores no ensino e na aprendizagem da geometria plana e espacial. .

A obra é o terceiro volume da série O professor de matemática em ação que reúne obras inovadoras sobre material pedagógico para a sala de aula e para a formação do professor de matemática. Os outros livros da série são Conexões e educação matemática – Brincadeiras, explorações e ações e Conexões e educação matemática – brincadeiras, explorações e ações (volume 2).

Sobre os autoresClaudemir Murari é licenciado em Matemática pela Unesp (Rio Claro), mestre em Matemática pela USP (São Carlos), doutor e livre docente em Educação Matemática pela Unesp (Rio Claro). Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Unesp (Rio Claro), com pesquisas direcionadas ao ensino-aprendizagem de Matemática.

Ruy Madsen Barbosa possui licenciatura e bacharelado em Matemática, é discípulo de Claudemir Murari. Ex-professor da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo com premiações em concursos. Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) em São Paulo por três gestões. É doutor em Matemática, livre docente, professor adjunto e titular na Unesp.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.