Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Educadora ambiental mostra como promover ações transformadoras em um mundo em desequilíbrio

03/09/2012 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A educação ambiental como proposta específica não tem nem cinquenta anos. Surgiu na década de 1970, quando os valores da época, determinados pela ordem econômica e pelo poder da tecnologia, sinalizavam uma ameaça à vida na Terra. Partindo da preocupação de como educar num mundo em desequilíbrio e intervir nos valores consumistas e imediatistas predominantes na atualidade, Ana Masolo apresenta, em Educação ambiental na perspectiva da ecologia integral, lançamento da Autêntica Editora, textos e práticas para reflexões e ações cotidianas, dirigidos a educadores e educandos.

Sua proposta é “ampliar a percepção e a consciência ambiental, provocando novas maneiras de ver, sentir, pensar e agir, comprometidas com a transformação da realidade, tendo em vista a preservação, e não o desfalque da Terra para as futuras gerações”, afirma a educadora ambiental. Ela parte do conceito de ecologia integral, entendida como algo mais amplo do que os fenômenos relacionados à natureza. “O termo vem do grego oikos, que quer dizer casa, ou seja, a casa planetária, a Terra com toda a vida ali existente”, explica, salientando que compreende três dimensões integradas: a ecologia pessoal, a ecologia social e a ecologia da natureza. A educação ambiental na perspectiva da ecologia integral propõe, portanto, o reconhecimento de que “somos todos interdependentes, o ser humano, a sociedade e a natureza”.

O livro é dividido em duas partes: uma para refletir e outra para praticar. Na parte inicial, discute conceitos como valores humanos, consciência e cidadania planetária, direitos humanos, tolerância, conforto, consumismo e reciclagem, entre outros. Na segunda parte, propõe diferentes atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula e que buscam estimular a percepção ambiental integral, o autoconhecimento e o respeito a todas as formas de vida. São propostas para uma prática docente sintonizada com as questões ambientais, para que os educadores possam criar um espaço de construção e não apenas de transposição do conhecimento.

Sobre a autora – Ana Mansoldo é graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em Educação Ambiental pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG). É colaboradora da ONG Centro de Ecologia Integral, onde coordena e ministra cursos e palestras sobre Educação Ambiental e Ecologia Integral. É autora dos livros Educação ambiental urbana: reflexão e ação (2005) e Ipês Amarelos: contos (2008), ambos publicados de forma independente, e coautora do Manual do educador ambiental (2001-2002).

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.