Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Dilemas e realizações da mulher de 40 anos recebem delicada reflexão

16/11/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

A mulher contemporânea desempenha uma vasta quantidade de papéis. É esposa, mãe, filha, amiga, amante, provedora, trabalhadora. Aos 40 anos, se vê em um momento crucial de sua vida – observa o corpo mudar de forma, exigindo mais cuidados, os filhos saem de casa, as relações afetivas e sexuais sofrem mudanças drásticas fazendo-a questionar suas convicções. Por outro lado, a mulher conhece-se melhor, é mais segura de suas vontades e opiniões e enxerga uma maior liberdade para tomar decisões. Para a psicóloga Regina Beatriz de Resende Silva, autora do livro A mulher de 40, é justamente aí que a sexualidade e os afetos devem passar por uma manutenção.

Lançado originalmente em 2006, esta publicação da Editora Gutenberg acaba de ganhar nova edição. O texto revisado se mostra completamente atual, apresentando a leitoras e leitores uma densa discussão acerca das mudanças psicológicas e físicas enfrentadas pela mulher nessa época. Ao mesmo tempo em que a idade pode agravar questões como depressão, TPM, falta de prazer sexual e problemas com o próprio corpo, causando crises, ela também traz ganhos importantes como a maturidade, a serenidade e, mais do que o autoconhecimento, o redescobrimento de si.

Regina elucida que a mulher não deve se privar da felicidade afetiva e sexual por conta da chegada da menopausa, e sim se dar conta de que essa satisfação toma formas e contextos diferentes. Se os filhos saíram de casa, aproveitar o tempo a sós com o marido para namorar é mais saudável que cair na tristeza. Além disso, temas complexos como a descoberta tardia da homossexualidade ou da bissexualidade são trabalhadas com delicadeza pela autora.

Ao longo da obra, depoimentos emocionantes complementam e exemplificam as dúvidas e as realizações destas mulheres de meia idade, servindo de guia não só para elas mesmas, mas para maridos, filhos e filhas interessados em compreender melhor suas companheiras e amigas.

Sobre a autora – Regina Beatriz de Resende Silva é psicóloga clínica, com formação em Psicanálise, e especialista em Sexologia Clínica. Professora do curso de pós-graduação em Sexologia Clínica da Universidade Fumec, em Belo Horizonte, e da Faculdade Suprema, em Juiz de Fora, ministra palestras em escolas e instituições. Regina Beatriz atende em Belo Horizonte e em sua cidade natal, São João del-Rei, interior de Minas Gerais.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.