Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Dicas para escritores: como construir narrativas literárias

19/08/2011 — Assessoria de Comunicação - Pluricom

É da natureza humana contar histórias de vida. Mas, converter ideias em uma narrativa literária requer técnicas próprias da arte de escrever, de modo que se consiga expressar com clareza e de forma atraente. Como narrar uma história: Da imaginação à escrita: todos os passos para transformar uma ideia num romance ou num conto, de Silvia Adela Kohan, terceiro volume da coleção Guias do Escritor, lançado pela Editora Gutenberg, explica passo a passo como partir de um sentimento, uma imagem ou uma lembrança para construir uma história e dar-lhe forma literária.

A obra aborda tópicos como a narração literária, as fontes produtivas, o estilo pessoal, o processo de relato escrito, explicando como trabalhar a ideia e os modos de planejar um relato. Também discute o ciclo narrativo, as etapas para a construção de cenas, por onde começar a história e como trabalhar a trama, o papel do narrador, do diálogo e do monólogo, as funções do tempo e do espaço, e os artifícios literários para se criar uma atmosfera envolvente e natural.

Como narrar uma história destina-se, portanto, não apenas a futuros romancistas e contistas, mas a todos o que têm interesse em conhecer os meandros de um texto literário.

Sobre a autora – Silvia Adela Kohan é filóloga e autora de numerosos livros sobre técnicas literárias, como Teoria e a prática de uma oficina de escrita (1980), Como escrever um romance (1998), O segredo da criatividade (2003) e Oficina de escrita (2004). Criou em 1975 a Grafein Oficina de Escrita e fundou a revista Escrita e Edição, da qual é diretora. Silvia também é autora do livro Como escrever diálogos: a arte de desenvolver o diálogo no romance e no conto, que também integra a coleção Guias do Escritor, da Editora Gutenberg.

Sobre a coleção Guias do Escritor – Integrada por manuais práticos que se destinam a ajudar aqueles que desejam dominar a arte da escrita. Com diversos exemplos e orientações fundamentais, cada volume aborda um tema crucial da criação literária. Uma coleção, portanto, imprescindível para jovens escritores, redatores, editores, professores e estudantes em geral. Além deste Como narrar uma história, já foram lançados os títulos Como escrever diálogos e Como escrever textos técnicos e profissionais.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.