Grupo Autêntica

Fique por dentro do Grupo Autêntica

  • Notícias
  • Press Kit (Releases)
  • Saiu na Imprensa
  • Eventos
  • Contato
    (exclusivo para imprensa):

Condução de políticas socioambientais é tema de livro

12/12/2008 — Assessoria de Comunicação

Graças ao trabalho dos catadores de material reciclável podemos transitar em ruas mais limpas. É também pelo trabalho deles, muitas vezes invisíveis aos olhos da população, que os processos de reciclagem ocorrem de modo a contribuir para um meio ambiente mais saudável. É para lançar luzes às atividades desses profissionais que Valéria Heloisa Kemp e Helena Maria Tarci Crivellari produziram o livro Catadores na cena urbana – construção de políticas socioambientais, principalmente para tratar da sensibilização da sociedade para práticas focadas na sustentabilidade. Há várias contribuições na publicação que incitam novos desafios na busca de perspectivas que, partilhadas com parcerias nacionais e mesmo internacionais, potencializam a capacidade de construir subsídios para a condução adequada dos problemas socioambientais.

De acordo com o ministro, “os trabalhos presentes nesta edição, preparados com rigor analítico por estudiosos de diversos campos das ciências sociais e ambientais, oferecem os instrumentos para que a experiência dos catadores seja disseminada em outras cidades e contextos, informando e estimulando o debate entre acadêmicos, gestores municipais, políticos, lideranças comunitárias e a população em geral sobre os problemas e, também, sobre as soluções para a construção desse modelo socialmente inclusivo e ambientalmente responsável de tratamento do lixo”.

Com a publicação, o leitor poderá refletir, de forma crítica e contextualizada, sobre os problemas trazidos pelos resíduos sólidos urbanos. O contato com as experiências relacionadas aos empreendimentos sociais de catadores de materiais recicláveis e às práticas coletivas voltadas à diminuição do impacto da degradação socioambiental revela uma força ainda pouco reconhecida porém com alcance surpreendente no campo das políticas públicas. Segundo as autoras, os catadores “apesar de contribuírem, de forma decisiva, para preservação do meio ambiente, de maneira geral, não têm tido qualquer tipo de suporte para o exercício da atividade, tal como coleta seletiva de lixo ou galpões para separação e armazenamento do material”. São sobre todas essas questões, portanto, que recaem essa atual e fundamentada obra, que chega ao mercado pela Autêntica Editora.

Para mais informações, entre em contato com nossa assessoria de comunicação pelo e-mail ou pelo telefone (31) 3465-4500 (ramal 207).

← Voltar

Fechar

Pesquisar por autor, título, série, coleção ou ISBN.